Reinvenção da logística em 2020: 4 lições de peso
O ano de 2020 tem sido bastante significativo para a disseminação da transformação digital no Brasil e no mundo. O que deu um "empurrãozinho" para a aceleração das mudanças foi a pandemia ocasionada pela Covid-19.
E se tem um setor que sentiu esse empurrão bem de perto foi o logístico. Isso porque as vendas por delivery ou via e-commerce começaram a acelerar de maneira significativa a partir de março de 2020, trazendo grandes impactos para o funcionamento deste setor.
De acordo com informações da ABComm, calcula-se que o e-commerce brasileiro ganhou por volta de 4 milhões novos consumidores durante a pandemia. Uma pesquisa da Boa Vista complementa estes dados, apontando que 29% dos consumidores passaram a realizar mais compras online durante o período de quarentena.
E para que este salto nas vendas do comércio online não entre em colapso e todas as entregas possam ser efetuadas, a logística tem sido mais estratégica do que nunca. Tal situação decorre do fato de a logística ser primordial para a manutenção das condições básicas de funcionamento da sociedade.
Do transporte de alimentos e remédios a itens considerados mais supérfluos, como roupas e acessórios, é o setor logístico que faz com que tudo continue sendo disponibilizado a todos, em todos os lugares do país.
Mas como manter o pleno funcionamento deste setor tão importante, durante um período de desaceleração produtiva? E mais: no qual equipes precisam ser reduzidas e a circulação de pessoas é diminuída, a ponto haver bloqueios de estradas e restrições de voos e navegação? Com muita calma e estratégia, claro.
O momento atual pede tranquilidade na tomada de decisões, para que as ideias erradas não sejam colocadas em prática. Afinal, elas podem afetar muito mais do que o funcionamento processual de sua empresa — podem afetar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores e ainda causar um dano irreversível para a sua marca.
Neste sentido, separei 4 lições de peso para a sua logística sobreviver à pandemia com segurança e eficácia: