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Quer aumentar as vendas? Recupere os carrinhos abandonados!

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Layout bonito e funcional, site responsivo, preço competitivo e boas estratégias de promoções, mas sua taxa de conversão poderia ser bem melhor? Preste atenção aos carrinhos que seus clientes abandonam sem fechar a compra e monte estratégias para trazê-los de volta!

O primeiro passo é diagnosticar o que tem causado o abandono, e o segundo, repará-lo!

As estatísticas mostram que para 10 visitantes que navegam e iniciam uma compra apenas 2 finalizam o processo. Um cliente pode desistir da compra por motivos operacionais (como lentidão no seu site) ou comportamentais (ele estava apenas pesquisando o preço do produto).  Para te ajudar a fugir dos altos índices de desistência, listamos o que leva seu cliente a abandonar o carrinho e as possíveis soluções:

Comparação de preço O cliente só estava comparando o preço total do seu produto com o de outra loja e para isso ele teve que simular uma compra. Se todas as informações estiverem claras nas etapas anteriores, você evita esse tipo de “cliente”.

Navegantes – O cliente ‘’favoritou’’ produtos de sua loja no carrinho para comprar depois. Estratégias para ser lembrado por esse cliente são essenciais! Pense nisso e converta essa compra.

Preço surpresa – Você escondeu o valor real do produto até o último minuto. Ao se deparar com o preço, o cliente desiste, já que não estava ciente ou preparado. Seja claro com seu público!

Frete surpresa Seu cliente só conhece o valor real do frete na última etapa da compra? Pense em formas claras e atrativas de trazer os valores, mostre os diferenciais e vantagens das opções de frete. Transparência transmite confiabilidade e “vende mais”.

Lentidão A lentidão atrapalha desde a hora que o cliente tem dificuldades para ver a descrição e fotos dos produtos que não carregam até a finalização do processo de compra. Converse com seus programadores, veja opções de hospedagem para sua loja.

Insegurança Por algum motivo sua loja não conquistou a confiança do cliente. Disponha sempre seus certificados de segurança, serviço ao consumidor (SAC), comentários de outros clientes, entre outros dados que comprovem a credibilidade de sua empresa.

Formas de pagamento O cliente chegou até a última etapa e só então, teve acesso às formas de pagamento e bandeiras disponíveis. Crie em seu layout um campo específico com todas as bandeiras e formas de pagamento aceitas em sua loja, não deixe seu cliente frustrado!

CheckoutO cliente cansa de navegar em um checkout complicado.  Facilite a vida do cliente! Crie checkouts simples e objetivos, diminua o número de páginas, disponibilize ferramentas que auxiliem, por exemplo: Informe as políticas de devolução, permita que o cliente edite os itens do carrinho e personalize-o com seu nome, exiba previsão de entrega, crie desejos!

Além das dicas a cima, considere contar com uma forcinha extra do Google para recuperar os carrinhos abandonados! Através do Analytcs você pode diagnosticar o problema e identificar exatamente em qual etapa o cliente desiste da compra.

Para isso, configure corretamente as etapas do funil de vendas de sua loja e acompanhe em qual fase o abandono do carrinho é mais recorrente. Provavelmente, ali estará seu maior gargalo. Fique de olho e aumente suas vendas!