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Publicidade é modelo estratégico de negócios para a gigantesca indústria de games

Por: Marcus Imaizumi

Marcus Imaizumi, country manager e head de Publisher Business na DigitalReef, é especialista da indústria Adtech para os mercados do Brasil e América Latina, com mais de 25 anos de experiência. Tem passagens por empresas como Yahoo!, Sulake (Habbo), Stardoll, Innogames, Startapp e Glispa.

Ao contrário do que se poderia pensar, a maior parte do público gamer não é heavy user quando o assunto é consumo de jogos. Entretanto, esse grupo costuma acompanhar com atenção esse mercado, seus lançamentos e torneios, ainda que como espectadores.

Os games são hoje um dos principais mercados de entretenimento e acabaram se tornando também uma nova e importante mídia para a publicidade, ao lado das mais tradicionais.

É o caso dos jogos League of Legendes ou do Counter Strike, competições que levam milhares de pessoas a assisti-las online ou nos locais onde se realizam. Isso se parece com um esporte, com times profissionais, organizações, conquista de espaço na mídia.

O interesse pelos jogos eletrônicos vai ainda mais longe. Basta ver a diversidade de gamers, os influenciadores de vários segmentos participando de lives, jogando com fãs, ou artistas se voltando para o tema, como ocorreu com a cantora Anitta, que admitiu ser gamer e até fez uma música sobre isso.

Democratização do universo gamer com a ajuda do celular

Os games se democratizaram de tal forma que todos jogam, de crianças a adultos, incluindo as pessoas da terceira idade, até por recomendação médica, já que a atividade pode melhorar o raciocínio e a função cognitiva.

E foi o celular o grande responsável pela inclusão de mais e mais pessoas no universo gamer. Pesquisa Game Brasil 2022 revela que os jogadores brasileiros representam hoje 74,5% da população, um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Ainda de acordo com o estudo, 48,3% dos jogadores usam o celular para isso, alta de 6,7% na comparação com 2021.

Publicidade nesse mercado

Diante dessa realidade, a publicidade em jogos e focada no público gamer é uma estratégia relevante a ser considerada por publishers e anunciantes, uma vez que esse mercado não para de crescer. Dados do eMarketer revelam que, neste ano, os investimentos com anúncios deverão atingir US$ 91,2 bilhões, o que significa 59% do total gasto com publicidade em smartphones e tablets.

A audiência dos games é diversificada, especialmente pela variedade de temáticas englobada pelo setor. Por essa razão, as técnicas de segmentação de campanhas de publicidade em plataformas de jogos acabam sendo mais avançadas do que em outros tipos de mídia.

A publicidade nos jogos para celulares continua sendo um dos principais modelos de negócio no ecossistema mobile – e assim deve permanecer por muito tempo -, porque os gamers passam muito tempo usando seus dispositivos móveis para jogar.

Os games para mobile são os que mais evoluem com os dados gerados pelos usuários. Os desenvolvedores usam essas informações para melhorar seus produtos e modelos de negócio.

Não é exagero dizer que os games contribuem muito para a evolução da indústria mobile, pois são geralmente os first movers na adoção de novas tecnologias, como realidade aumentada, blockchain, NFTs, cloud computing e inteligência artificial.

Os games são hoje um dos principais mercados de entretenimento e acabaram se tornando também uma nova e importante mídia para a publicidade, ao lado das mais tradicionais.