- Comunique aos seus clientes que a loja estará de “cara nova” a partir do dia Tal;
- No dia do lançamento da nova versão, envie um e-mail marketing para a sua base avisando da mudança;
- Anuncie a mudança nas redes sociais;
- Crie uma “promoção de lançamento” do novo layout.
Principais problemas na troca da plataforma de e-commerce
A escolha acertada de uma plataforma de comércio eletrônico talvez seja um dos principais fatores para o sucesso de um projeto de e-commerce. Esse é um problema para o qual chamamos muita atenção, a escolha da plataforma de comércio eletrônico a ser utilizada, já que atualmente existem diversas opções no mercado e esse processo pode vir a se tornar bastante confuso. Tamanha preocupação procede, uma vez que a mudança de plataforma de e-commerce pode ser bastante traumática para o andamento do negócio. Se o projeto está no início é importante que a escolha da plataforma comércio eletrônico tenha uma visão de longo prazo, para que a saturação dos recursos do sistema em função do crescimento do negócio não obrigue a uma mudança de plataforma. Se a loja virtual já está em operação e chegou-se a um ponto em que a migração para uma nova solução se faz imperiosa, não há outra alternativa a não ser se preparar para momentos delicados e arriscados. Principais problemas com a mudança de plataforma de comércio eletrônico Não é apenas uma questão de mudar de sistema, cadastrar todos os produtos de novo e pronto, está resolvido o problema. Se a questão fosse apenas esta, seria fácil. As implicações da troca de sistema de e-commerce vão muito além disso. Vejamos então algumas dessas implicações de maior impacto sobre uma operação de e-commerce já estabelecida: 1 – Impacto sobre os clientes habituais da loja virtual O primeiro impacto da mudança de plataforma de e-commerce será junto aos clientes habituais da loja que encontraram um ambiente completamente diferente, em termos de layout e disposição de opções, ao que estavam acostumados a navegar na versão anterior da loja. Isso pode trazer algum tipo de desconfiança em relação ao negócio e prejudicar a conversão em vendas. A intimidade com o layout de uma loja virtual pesa no quesito confiança e por isso é necessário preparar o seu público para a mudança. Abaixo enumeramos algumas ações que podem reduzir esse impacto:
Comentários