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Por que usar personalização no e-commerce B2B?

Por: Audrei Moron

Especialista em e-commerce e transformação digital com mais de 15 anos de experiência em e-commerce e marketing digital. Formada pela USP, com MBA em International Marketing pela Thunderbird School of Global Management e especialização em Digital Transformation pela Harvard University. Certificada em B2B Commerce e E-mail Marketing pela Salesforce. Atualmente, atua como Líder de Estratégia de Commerce B2B para América Latina.

A expectativa do comprador B2B ao acessar um portal de vendas é criada pela exposição desse comprador a outras experiências de compras digitais. Num momento da tecnologia em que marketplaces, soluções PWA, composable commerce, headless commerce e automação de marketing avançada estão disponíveis na tela de um smartphone, é de se esperar que a expectativa desse comprador acompanhe essa tendência. Ou seja, o comprador espera mais do seu e-commerce.

Personalizar exige uma transformação da experiência digital baseada num grupo ou segmento, visando facilitar a experiência de compra segundo a realidade de cada segmento.

Para entregar a esse comprador uma experiência melhor, a personalização é uma das ferramentas mais efetivas, especialmente considerando que:
– 67% dos compradores B2B mudaram de fornecedores buscando experiências de compras mais amigáveis;
– 72% dos compradores millennials abandonaram um fornecedor devido à má experiência com a interface de compras;
– 84% dos decisores nas compras B2B afirmam que as expectativas dos compradores é uma ameaça competitiva significativa
(Fonte: Optmizely, Staying Ahead in B2B Commerce, Practical Ecommerce).

Importância da personalização

A personalização não se resume a usar o nome do comprador ou recomendar um produto que ele já tenha visitado. Personalizar exige uma transformação da experiência digital baseada num grupo ou segmento, visando facilitar a experiência de compra segundo a realidade de cada segmento.

Através da macrossegmentação, é possível segmentar clientes e prospectos pela demografia (localização, gênero, idade) ou pelo tamanho da empresa. O conteúdo, o idioma e a moeda são comuns a cada macrossegmento.

A microssegmentação reorganiza os clientes em grupos muito menores, geralmente usando o comportamento dos compradores e os padrões daquela indústria como elementos diferenciadores. Alguns exemplos dessa microssegmentação são: complexidade do processo de compras, frequência de visitas no site, frequência de pedidos, produtos visualizados, histórico de compras feitas, artigos lidos, vídeos assistidos, sazonalidade específica.

O último passo na segmentação é a individualização completa da experiência, na qual o foco é em um único indivíduo, suas preferências, hábitos e necessidades. Quanto menor o grupo segmentado, mais difícil é personalizar a experiência – por isso o uso de inteligência artificial, busca inteligente, compra assistida e ferramentas de predição são cada vez mais importantes para o e-commerce.

Com expectativas altas, os compradores B2B esperam, no mínimo:
– Sites disponíveis 100% do tempo e com bom desempenho de velocidade e design para uma navegação descomplicada e sem erros (simplicidade e velocidade!);
– Informações claras e completas sobre todos os produtos, inclusive fotos, vídeos e outros recursos que agreguem valor ao processo de compra;
– Preços informados de acordo com os contratos negociados;
– Disponibilidade e localização do estoque em tempo real;
– Estimativa realista de tempo para entrega e acompanhamento do pedido;
– Oportunidades ou promoções relevantes;
– Processo simples para devoluções, trocas e cancelamentos;
– Disponibilidade de segunda via de boletos, notas fiscais e documentos;
– Entrega profissional, segura e rápida (dentro dos padrões de cada indústria);
– Respostas às dúvidas (FAQ, artigos, especificações, explicação sobre uso e armazenamento etc.) disponíveis no site.

O que você oferece hoje em seu e-commerce B2B?

A personalização permite oferecer o mínimo necessário e realizar melhorias constantes para entregar uma experiência cada vez mais relevante e fluida. Fornecendo uma experiência criada para cada comprador, é possível maximizar oportunidades e desenvolver um relacionamento digital produtivo e relevante com cada cliente.

Para chegar a esse nível de atendimento, é preciso usar dados e inteligência artificial para melhorar dramaticamente a experiência de cada comprador. A personalização exige tecnologia, mas também requer processos que permitam melhoria constante, iteração e agilidade. Os resultados valem o esforço: aumento de produtividade e das vendas, redução de custos, maior margem e clientes mais satisfeitos e leais à sua marca.

Antes de investir na tecnologia do seu e-commerce, avalie se sua empresa e seu time entendem o desafio. Avalie se estão qualificados para gerir um processo nesse nível ou se precisam estudar um pouco mais. Mas não espere. O aprendizado e a execução podem ocorrer simultaneamente para garantir velocidade e escalabilidade ao processo de personalização. E, com a velocidade com que a tecnologia avança, esperar significa ficar para trás.