Logo E-Commerce Brasil

Por que ligar sua marca aos formadores de opinião? (caso dos youtubers e blogueiros)

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Formadores de opinião são pessoas que têm a capacidade de influenciar a tomada de decisão de outro alguém; é uma pessoa que tem um discurso de peso, que faz diferença na opinião dos demais. Na era da comunicação e da virtualidade, os blogueiros e youtubers são  poderosos formadores de opinião. Não é à toa que muitas marcas já reconheceram isso e definiram parcerias para divulgar seus serviços e produtos.

Um dos segmentos que percebeu essa tendência rapidamente foi o de beleza e cosméticos. Marcas de maquiagem, produtos capilares e corporais encontraram nas blogueiras um extenso caminho de oportunidades.

As marcas firmam parcerias com blogueiras, enviam os produtos a elas, que testam e fazem a chama “resenha”, contando os benefícios do produto, qual impressão elas tiveram, se é bom ou não. Esse tipo de ação, que deve estar devidamente sinalizada por se tratar de publicidade, é chamada de “publieditorial”.

No entanto essa não é a única forma de divulgar os produtos, mas sim a mais comercial, eu diria. O que as blogueiras têm feito, especialmente as que falam sobre maquiagem, é criar tutoriais com os produtos recebidos, mas sem falar sobre os benefícios, diferenciais e particularidades do produto, pois isso é reservado ao publieditorial.

Nesses tutoriais, elas apenas usam o produto e indicam a procedência. Apesar de ser uma forma mais sutil de divulgação, o efeito é bastante positivo, justamente porque não parece uma coisa forçada ou uma relação estritamente comercial entre marca e blogueira.

Além disso, a marcas têm também criado descontos especiais, por meio da cuponagem, para as blogueiras parceiras. Isso incentiva que o público de cada uma delas compre os produtos da loja com desconto especial.

A iniciativa têm dado muito certo, pois esse tipo de público é bastante fiel e as blogueiras criam, suscitam o desejo, fazendo com que as pessoas queiram ser como elas, usar as roupas que elas usam, os cosméticos, o batom, o perfume etc.

Outro segmento que encontrou nos formadores de opinião uma excelente oportunidade de publicidade foi o dos games. Existem vários canais no YouTube que falam sobre o assunto e a moeda de troca nesse meio são os jogos lançamentos, as edições para colecionadores, etc.

Para as pequenas empresas, a parceria com esses formadores de opinião é super possível. Existem muitos blogueiros espalhados pela Internet, basta encontrar um que converse com o seu público, que seja referência e que tenha uma gama legal de consumidores para influenciar.

É claro que os mais conhecidos cobram mais, mas existem bons blogueiros com um público legal que buscam parcerias para se firmar. Aí, nesse caso, a troca é mútua – cresce a marca, cresce o formador de opinião.

Além disso, é importante mensurar os resultados, que, é claro, não surgirão da noite para o dia. Como qualquer investimento, esse também demanda tempo para produzir efeitos consistentes.

Por isso, aproveite para trabalhar a imagem da sua marca e construir uma relação com seus formadores de opinião. Assim, o público pode identificar seu produto ou marca apenas com a imagem do blogueiro/youtuber em questão.

Vale não só criar promoções e campanhas exclusivas, mas trabalhar com os valores da sua empresa e reforçá-los através dessa parceria, vender – por meio da imagem de outra pessoa – objetos de desejo, virtudes e valores subjetivos.