O crescimento do e-commerce no Nordeste
Com uma representatividade alta no e-commerce brasileiro, a região Sudeste registrou um crescimento de 6% em 2018 comparado ao mesmo período de 2017. Porém, o grande destaque desse último levantamento é a região Nordeste do Brasil.
O Nordeste registrou em 2018 um faturamento de R$ 7 bilhões, alcançando uma representatividade no comércio online de 13,2% e o maior crescimento comparado a todas as demais regiões do país. Totalizando 27% em crescimento comparado ao mesmo período de 2017.
Analisando números dos anos anteriores, nós podemos concluir que a região nordeste teve uma alta evolução no desenvolvimento do e-commerce. É um mercado potencial tanto para os grandes varejistas com atuação no digital, quanto para médias e pequenas empresas que atuam no comércio online no Brasil.
A participação do e-commerce na região era de 10,3% em 2016 e subiu para 10,9% no ano seguinte em 2017. Saltando então para 13,2% em 2018.
Já no 1º semestre de 2019, a região já registra R$ 3,3 bilhões em faturamento e um crescimento de 2% nessa primeira metade do ano.
Nesse período, as vendas no online costumam ser menores se comparadas à segunda metade do ano, onde temos datas sazonais como o Dia dos Pais, Semana do Brasil, Black Friday e Natal. Ou seja, o Nordeste do país definitivamente é uma região forte no consumo do Brasil. Isso é um incentivo para que empresas de todos os setores, e não apenas do e-commerce, façam investimentos e busquem alcançar cada vez mais esse público.
Conclusão
É mais evidente ainda quando vemos empresas grandes investindo em pontos físicos nessas regiões do Brasil, como o Norte e o Nordeste, com o objetivo de alcançar mais volumes de vendas e otimizar as entregas, que ainda é um dos maiores desafios para o e-commerce brasileiro. Quem sair na frente, sem dúvida, terá os benefícios de fidelizar a região e ganhar a confiança desse consumidor, além de surfar junto aos números crescentes das vendas do e-commerce.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br