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PMEs em movimento: como a logística estratégica impulsiona o crescimento

Por: Eduardo Araújo

Eduardo Araujo é Diretor de Vendas da FedEx no Brasil. O executivo se juntou à empresa em 2012, quando a companhia adquiriu o Rapidão Cometa. Eduardo ingressou no mercado de Logística e Transporte em 1996 como estagiário no Rapidão Cometa. Ao longo dos anos, atuou em diversas áreas da empresa. Foi responsável pela regional RJ/MG/ES, sendo depois promovido a Diretor Regional do Sul, com base em Curitiba. Foi Diretor de Logística antes de assumir a liderança de Vendas, cargo em que está desde dezembro de 2023. Eduardo possui formação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Marketing pela FGV-RJ e especialização em Gestão de Pessoas pela INSEAD, na França.

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No dia 27 de junho, celebramos o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Segundo o Sebrae, atualmente os pequenos negócios são 97% do total de empresas do país; os outros 3% são médias ou grandes. Esse dado por si só já evidencia a importância desse segmento para a economia brasileira.

Funcionários em um armazém escaneiam e organizam caixas, com foco na gestão de estoque e logística.
Imagem: Freepik.

Apesar da força no mercado, muitos desses negócios ainda enfrentam desafios logísticos que limitam seu crescimento. Com o prestador de serviços certo e um bom planejamento, a logística deixa de ser obstáculo e passa a ser uma vantagem competitiva, impulsionando eficiência, expansão e sustentabilidade. Mas como transformar a logística em um diferencial estratégico?

Empresas de logística que vão além da entrega

Centralizar todas as etapas da cadeia logística em um único fornecedor pode ser uma vantagem, pois proporciona agilidade, reduz riscos e aumenta a eficiência da operação.

Cobertura de ponta a ponta

Nesse contexto, priorizar prestadores de serviços com cobertura nacional e internacional, além de soluções completas e integradas, é uma escolha a ser considerada, mesmo para empresas que ainda não precisam de todo o pacote, mas visualizam expansão de mercado.

O parceiro logístico deve atuar como um braço estratégico do negócio. Ter ao lado empresas preparadas para escalar operações e atender à demanda global é essencial para aproveitar oportunidades.

A seguir, listo alguns pontos a serem considerados na definição estratégica:

Portfólio de soluções integradas

Opte por empresas que ofereçam transporte, armazenagem, distribuição, fulfillment e soluções específicas para e-commerce em um único ecossistema, facilitando a gestão e reduzindo a necessidade de múltiplos fornecedores.

Tecnologia embarcada e rastreamento em tempo real

A visibilidade da operação é fundamental. Busque negócios que ofereçam plataformas digitais, rastreamento completo e com estruturas planejadas para atender às necessidades atuais e futuras do seu negócio. 

Capacidade de escalar com o negócio

A empresa de logística ideal acompanha o ritmo de crescimento da empresa, com infraestrutura e flexibilidade para atender a diferentes volumes e regiões.

Segurança

Avalie a robustez da infraestrutura logística do fornecedor para garantir a movimentação segura da carga e uma relação confiável.

Sabemos que a jornada empreendedora é desafiadora, mas ela pode ser facilitada quando se opta por delegar tarefas não estratégicas a fornecedores especializados. A terceirização bem planejada e executada com rigor abre caminhos para um crescimento sustentável e consistente.