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Planejamento de marketing: aprenda a planejar para alcançar o sucesso

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

O planejamento é parte fundamental do sucesso de um e-commerce e qualquer negócio.

Decerto, existem exceções. Negócios sem planejamento algum que despontaram sem precedentes.

Porém, é importante manter os pés no chão e não contar com a sorte. Planejar sua semana, seu mês e seu ano, te coloca a frente de milhares de concorrentes. Logo, pensar estrategicamente em seu planejamento de marketing deve ser parte de sua rotina.

Entretanto, o planejamento de marketing deve ser muito maleável. Existe um caminho para ser seguido, mas se aquilo não der certo, deve-se ter abertura para outro.

Por exemplo, se você apostou todas as suas fichas em um vídeo bem produzido apresentando seus produtos e no final o retorno não foi o esperado, mude a estratégia. Tente mudar a mídia de divulgação, orçamento… Mas, se, de fato, nada tiver solução esqueça essa superprodução e parta para outra.

Não vale a pena insistir em algo que não está dando certo.

Planejamento de Marketing

Redes sociais

Redes sociais podem ser mídias espontâneas, mas por trás de todo grande negócio ou todo influenciador que faz sucesso, há um planejamento.

Fazendo o planejamento de suas redes, fica mais difícil deixar para fazer depois e acabar não fazendo porque não é prioridade. As redes sociais precisam de frequência: tanto para quem consome o conteúdo, quanto para o algoritmo.

Fotos

As fotos que vendem — as que estão no site da loja ou nos anúncios do Instagram Shopping — precisam sim ser de alta qualidade e boa resolução. Entretanto, vale a pena ter fotos mais espontâneas no seu feed ou stories.

Montou uma encomenda e ficou linda? Registre e publique. Chegaram várias peças de um novo produto? Fotografe e publique também. Não é necessária uma super produção para gerar conteúdo. Até os conteúdos mais “espontâneos”, podem ser planejados.

Vídeos

Os vídeos engajam mais do que fotos, isso é um fato. Entretanto, eles também não precisam ser profissionais para engajar. Stories de novas mercadorias, bastidores da loja, tutoriais de como usar os produtos e novas ideias são excelentes conteúdos.

Fáceis, feitos pelo próprio celular e com maior sensação de intimidade com o cliente. Se você é um microempreendedor, não sinta vergonha de aparecer nos vídeos, com o tempo, fica mais do que natural.

Campanhas no site 

Você costuma trocar com frequência os banners de seu site?

Saiba que sua identidade visual é muito importante para que o consumidor tenha uma boa impressão de sua loja. Afinal, uma loja que está sempre com os mesmo banners não tem nenhuma novidade e é sempre a mesma coisa! Esse é o pensamento que sua persona pode ter.

O recomendado é que os banners sejam trocados semanalmente. Entretanto, caso não haja outra forma, não deixe passar de quinze dias.

Você pode trabalhar campanhas temáticas ou banners unitários. O que vale é a criatividade e um bom design.

E-mail marketing

As campanhas no site auxiliam, e muito, os e-mails marketing.

Seguindo a mesma comunicação, há maiores chances do cliente engajar com os produtos anunciados.

Lembrando que em datas sazonais importantes, como Black Friday e Natal — que inclusive estão logo aí, os clientes ficam de olhos nos e-mails para, quem sabe, encontrar aquela promoção perfeita.

Então, planeje bem suas estratégias de e-mail marketing. Não mande todos os dias, mas também não mande um por mês. E também: cuidado com as palavrinhas proibidas para não ir parar no spam.

Caso os e-mails estejam indo como spam, reveja a estratégia e comece novamente.

E é sempre bom lembrar: jamais compre listas de e-mail!