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Perspectivas e desafios do e-commerce brasileiro: setor espera 2024 ainda melhor

Por: Renato Magalhães

Business Development Coordinator na DHL Express

Formado em Comércio Exterior, atua na DHL Express há mais de 16 anos, atuou em todas as posições de vendas, atendendo clientes de todos os tamanhos. Atualmente Business Development para e- Commerce na DHL Express é também especialista em E-commerce Cross-Border.

Os dados do e-commerce no Brasil têm crescido exponencialmente após a pandemia. É verdade que um grande “boom” ocorreu no início do lockdown, mas, mesmo após o período, os dados de crescimento são animadores, e o e-commerce no país segue batendo recordes e com previsão de crescimento de dois dígitos para os próximos anos, segundo dados da ABCOMM.

Confira dicas para impulsionar e maximizar o sucesso de uma loja virtual.

Conforme as mudanças vão acontecendo, os consumidores se adaptam, mas isso não exclui a responsabilidade das empresas de oferecerem o melhor e de forma clara. Confira dicas para impulsionar e maximizar o sucesso de uma loja virtual.

– Design responsivo: Garanta que seu e-commerce seja acessível em celulares. Isso certamente melhora a experiência do usuário e atrai clientes que usam apenas smartphones e tablets. Os dispositivos móveis seguem sendo o principal meio de acesso aos e-commerces, frente ao desktop.

– Segurança nas transações: A internet hoje é um mar de golpes e fraudes, então garanta que seu site tenha certificados de segurança. Isso constrói confiança nos clientes, essencial em transações online, e fortalece a sua marca.

– Opções de pagamento variadas: Ofereça diversas opções de pagamento para atender a diferentes preferências dos clientes.

– Atendimento ao cliente eficiente: Mantenha canais de comunicação abertos e responda rapidamente às dúvidas dos clientes. Um excelente serviço ao cliente é crucial para construir uma reputação positiva.

– Descrições detalhadas: Forneça informações completas sobre cada produto. Descrições detalhadas ajudam os clientes a entenderem as características e os benefícios do produto, eliminando dúvidas e reduzindo devoluções e insatisfações.

– Logística reversa: Trocas e devoluções são ações comuns para uma loja virtual, então tenha um processo de devolução simples e flexível, oferecendo opções ao consumidor final. Opções desde uma devolução em um ponto de atendimento, seja uma loja própria ou um ponto do transportador, até uma retirada em domicílio, este gerando comodidade ao consumidor, eleva a experiência de compra.

– Estabeleça parcerias com empresas de logística confiáveis: Escolher parceiros logísticos sólidos e eficientes reduz risco de atrasos e danos durante o transporte. Em alguns casos, ter menos parceiros, porém confiáveis, é melhor do que uma vasta opção ao consumidor final.

– Rastreamento em tempo real: Ofereça aos clientes a capacidade de rastrear seus pedidos em tempo real. Isso não apenas cria transparência, mas também proporciona uma experiência mais satisfatória ao cliente. Saber que seu pedido está sendo movimentado, tirando aquela angústia de ficar dias sem atualização de status, reduz também o número de acesso dos clientes à central de atendimento.

– Comunicação proativa: Mantenha os clientes informados sobre o status de seus pedidos. Comunique eventuais atrasos de forma proativa ou transparente (rastreio em tempo real). Isso reforça o comprometimento de sua loja e gera uma experiência de compra mais confortável, na qual o cliente não precisa todo dia acessar o site em busca de atualizações.

– Entregas rápidas e opções de frete: Ofereça opções de entrega expressa para os clientes que desejam receber seus pedidos mais rapidamente. Opções de frete visam atender às preferências e às necessidades de cada cliente.

Sustentabilidade na logística: Considere parceiros que tenham práticas sustentáveis na logística, como uso de carros elétricos visando à diminuição de emissão da pegada de carbono. Essa abordagem pode atrair consumidores conscientes e gerar uma imagem positiva para sua marca.

– Venda internacionalmente: Esteja aberto para o mundo poder comprar seu produto. Existe um mercado potencial enorme lá fora que pode estar interessado em seu produto. Tendo apenas uma tradução do seu site, um checkout habilitado para pagamentos internacionais e um parceiro logístico internacional, já é possível atender a uma demanda internacional com possibilidade de vender com uma melhor margem (já que não há impostos para exportação) e receber em uma moeda forte (dólar e euro, por exemplo).

Ao implementar essas estratégias, a loja virtual estará melhor posicionada para oferecer uma excelente experiência de compra, segura e confiável, que, por sua vez, fortalecerá a fidelidade do cliente e impulsionará o seu e-commerce. A adaptação constante e a atenção aos detalhes são fundamentais no dinâmico mundo do e-commerce.