Logo E-Commerce Brasil

Outsourcing de SEO: o que é e pra quem é indicado?

Por: Anderson Fagundes

Publicitário e CEO da Lume – Growth Partner, consultoria no desenvolvimento de estratégias de comunicação digital.

Outsourcing é um termo bastante utilizado no mercado de desenvolvimento de software e significa, basicamente, contratar empresas externas para exercerem atividades que eram feitas internamente.

Para se ter uma ideia, a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas empresas brasileiras (TIC Empresas) mostrou dados como:

    Quando falamos desse mercado, é amplamente conhecida a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e de as empresas terem profissionais internos com foco em SEO – até mesmo, um setor especializado nisso.

    Mas, ao tentar colocar essas alternativas em prática, as empresas acabam se deparando com muitas dificuldades e não conseguindo concretizar a contratação de um profissional especializado e, muito menos, de um setor inteiro para SEO.

    Por que empresas optam por outsourcing?

    O principal ponto que identificamos logo no início é que a maioria das consultorias especializadas em SEO entregavam para os seus clientes as ações necessárias para os projetos, mas não acompanhavam a execução delas. Ou seja, entregavam “um problema”, pois as empresas não possuíam profissionais especializados para colocar todas as orientações em prática.

    O resultado era que o cliente não sabia o que fazer com aquelas informações, nada era colocado em prática e, consequentemente, o resultado não aparecia. Frustrante, não?

    Com o passar dos anos, o mercado em geral foi evoluindo e a maturidade das empresas para SEO foi crescendo. Hoje, as pessoas já sabem o que essa sigla significa e a importância de possuir um projeto nesse sentido para aumentar o tráfego orgânico para o seu e-commerce.

    Ao longo de 12 anos trabalhando com diversas frentes de atuação no mercado de SEO e Analytics, identificamos alguns outros motivos importantes que levam uma empresa a aderir a um serviço de outsourcing.

    Como já falamos acima: outro ponto de atenção era sobre a mão de obra qualificada. Se para uma consultoria especializada já é extremamente desafiador encontrar profissionais com os conhecimentos necessários para atuar numa consultoria, imagine para uma empresa fora desse mercado, mas que deseja investir em estratégias de SEO?

    O reflexo é que as marcas procuram por profissionais especializados para conduzir um projeto de SEO e, muitas vezes, entendem que a complexidade de contratar alguém internamente não compensa. Com isso, migram para um serviço de outsourcing.

    Isso porque sabemos da dificuldade de encontrar a pessoa certa, de desenvolvê-la e fornecer toda a estrutura necessária de trabalho para esse profissional. Quando as empresas se dão conta de que precisam prover tudo isso, acabam compreendendo que é muito mais fácil e assertivo optar pelo outsourcing.

    Além disso, SEO é uma atividade multidisciplinar da qual, geralmente, apenas um profissional não consegue “dar conta”. Explico: alguns profissionais são muito bons em organizar a parte técnica que envolve um projeto de SEO, já outros são melhores na área estratégica. Então dificilmente apenas um profissional consegue trazer bons resultados dentro de um projeto.

    Deu para compreender por que todos esses pontos fazem com que seja muito mais desafiador para uma empresa contratar, desenvolver e performar bem com um profissional interno?

    Vantagens do outsourcing para as empresas

    Já falamos um pouquinho sobre algumas vantagens de contratar um profissional por meio do serviço de outsourcing. Abaixo, trazemos mais alguns pontos:

      Para quem é indicado o outsourcing de SEO?

      Num geral, o outsourcing de SEO é recomendado para agências digitais que atendem mais de um cliente simultaneamente ou para grupos empresariais que possuem mais de uma operação em paralelo.

      Mas cada caso é um caso, e sempre é legal considerar esse tipo de trabalho se a sua empresa estiver com dificuldades de implementar internamente um projeto de SEO ou, até mesmo, um setor com foco nessa estratégia.

      Em todo o caso, SEO é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço e que merece atenção caso um dos seus objetivos seja o aumento do tráfego orgânico e o reconhecimento de marca.

      Os benefícios de um bom projeto de SEO vão muito além, e as marcas que estão atentas a isso conseguem conquistar um bom diferencial competitivo em relação aos seus principais concorrentes.

      Cabe às marcas decidirem o que consideram melhor: fazer SEO dentro de casa ou optar por profissionais terceirizados. Você já pensou nisso?