Até aí tudo bem né?
Agora, qual é a quantidade de pessoas que fazem uma busca de t-shirt, com hífen?
Será que ao fazermos a mesma busca sem o hífen o site vai retornar o mesmo resultado?
PS: A busca foi realizada no dia 11/12/2016
Se a marca tivesse analisado um dos relatórios do Google Analytics por exemplo, teria percebido que a sua busca está com um sério problema, mas lógico que isso depende da quantidade de pessoas que buscam por esse termo né? Dentro do relatório de busca interna por exemplo, é possível tirar vários tipos de conclusões que o seu usuário está GRITANDO para você ajudar. Interpretando os dados abaixo, o que podemos concluir? Este é um gráfico de pesquisas internas de um site!
Olhe um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.
Este é um gráfico com mais interpretações. Primeiro ponto que podemos interpretar é que Orquídea é meu produto mais buscado e vendido:
Segundo ponto que podemos analisar é que estamos perdendo oportunidade com a busca por girassol e margarida. Os usuários acessam meu site, buscam por essa informação e eu não vendo o produto. Se somarmos as buscas de girassol, “girasol” e margarida, temos 20 buscas, se tornam os mais buscados. A principal interpretação desse relatório de Web Analytics é que os usuários estão entrando no seu site e dizendo: “Eu quero comprar margaridas” “Eu quero comprar girassol”, só que você não tem esse produto! Você está perdendo uma oportunidade aqui!
O terceiro ponto a ser analisado no relatório é uma possível falha na sua ferramenta de busca. A ferramenta está separando os resultados das buscas para “lirio” e “lirios” e “orquidea” e “orquideas”. Será que seu site diferencia singular e plural? Ou direciona ambos para o mesmo resultado? “Orquídea” no singular e “lírios” no plural possuem receita já “orquídeas” no plural e “lírio” no singular não possuem receita. Tem algo no mínimo estranho aí!
O último ponto a ser analisado neste relatório de buscas é a possível criação de uma categoria chamada “Presente de Aniversário” com dicas para presentear as pessoas com flores.
Se meu site tem 10 buscas por esse termo e ainda sim possui venda, significa que meus usuários querem saber dicas de como presentear alguém com flores. Talvez a criação de uma categoria de presentes de aniversário ou uma página ajudando o usuário a comprar presentes de aniversário pode aumentar a sua conversão, uma vez que os usuários já buscam por isso em seu site.
Em um gráfico simples de busca do site, analisamos diversos pontos para melhorar ou oportunidades para aumentar a nossa conversão e interação com o usuário. Percebe como é importante ouvir e analisar o que o seu usuário está procurando no seu site?