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Os diferentes estágios do tráfego online

Por: Guilherme Lippert

Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e colunista do E-commerce Brasil. Guilherme Lippert já atuou à frente de campanhas para gigantes do mercado como o Spotify, investindo mais de €1,3 milhão em seis países da América Latina. Atualmente ele é responsável pelas principais contas da companhia e pelo planejamento estratégico para o crescimento V4 Company, rede de assessoria de marketing digital que implementa e otimiza o processo de vendas através da internet, com mais de 150 franquias em todo o país e com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up, Smart Fit entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Guilherme Lippert também é Host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados à growth, marketing digital e business.

O Gestor de Tráfego tem como missão atrair mais clientes para a companhia, por meio da internet, para seu e-commerce ou marketplace. Para isso, ele precisa desenvolver técnicas e estratégias sobre marketing digital, tráfego pago e métricas para adquirir mais leads — gastando cada vez menos.

Por isso, durante a pandemia, aumentou exponencialmente a procura por empresas que prestam assessoria de marketing digital. Isso ocorreu muito por conta da transformação digital acelerada que a pandemia forçou as empresas a realizarem. Na minha empresa, por exemplo, crescemos 3x mais se compararmos com o mesmo período do ano anterior. Para ter uma ideia, a receita mensal passou de R$ 800 mil para R$ 6 milhões — isso diz muito sobre a mudança do mercado.

E há diferentes níveis que um profissional de tráfego terá que executar nesse ambiente online. A seguir falarei um pouco sobre cada uma delas. Confira:

Entre os primeiros estágios está quando o cliente está totalmente “frio”, ou seja, ele não faz ideia do que sua empresa faz e quais tipos de produtos ela oferece. Aqui entra a parte de anúncios para impactar o usuário, despertar a curiosidade e trazê-lo para o estágio seguinte de “engajamento”.

Há uma confusão entre as fases seguintes, mas existe uma diferença entre os níveis de “engajamento” e “produto”. Engajamento pode ser, por exemplo, uma campanha de vídeo view para demonstrar como um determinado produto funciona, para que as pessoas interajam com o conteúdo e criem uma aproximação com a marca, mas não necessariamente vão se tornar clientes. Já na campanha de produto, o objetivo é que o consumidor acesse, de fato, o site com o intuito de conhecer os diferentes modelos.

É importante reforçar que o conteúdo vai definir sua audiência. Se não produzir um vídeo com uma mensagem clara para o seu público alvo, o conteúdo vai atrair as pessoas erradas. Com isso, você não conseguirá seguir com elas para o estágio de produto.

Por isso, um dos melhores conteúdos que se costuma encaixar no engajamento são vídeos educacionais ou de testemunhos/provas sociais como costumamos chamá-los no meio: como por exemplo um vídeo mostrando as melhores formas de separar os alimentos na marmita.

Há empresas que têm “sorte” por oferecer uma mercadoria que a maioria das pessoas já sabem para o que serve, o que facilita no entendimento do estágio de “engajamento”, como por exemplo uma garrafa. Há diferentes tipos de garrafas, seja por conta do material ou modelo, mas todo mundo sabe o que é e para que serve. Nesses casos, esses tipos de produtos facilitam a apresentação para seu público-alvo.

Após o usuário conhecer a marca, se interessar pelo produto e começar a escolher entre os diferentes modelos e cores, ele segue para a penúltima fase que é a de “intenção de compra”, quando ele, de fato, adiciona a mercadoria no carrinho do e-commerce.

Aqui você percebe que antes mesmo de concluir a compra, o usuário passou por quatro estágios? É o erro mais comum do varejo online, pois as pessoas só pensam na venda final, mas há outros processos anteriores para que isso aconteça. Mas, em muitos casos, mesmo após quatro estágios você precisará realizar um e-mail marketing para aqueles que abandonaram o carrinho, por exemplo, oferecendo frete grátis ou desconto.

Por fim, chegamos ao último estágio que é a “venda”, o momento em que o usuário conclui a compra e se torna um cliente. Por isso eu reforço, é extremamente importante ter uma equipe que entenda cada um desses processos e que esteja qualificada para entrar em ação, seja com o time de suporte, vendas ou técnico, para entregar ao usuário uma experiência e garantir a fidelização ao final da compra.