Como gestor de e-commerce você provavelmente está sempre em busca de inovações para sua loja virtual não é verdade? Por isso está de olho nas principais tendências do mercado. Com isso, de forma natural, você inseriu sua loja em um marketplace, já que essa modalidade realmente é uma excelente oportunidade de potencializar vendas.
Mas você continuou analisando o mercado e viu que seria mais vantagem, segundo alguns especialista e profissionais da área, aumentar o seu alcance estando em diferentes marketplaces. A estratégia deu certo? Provavelmente sim, já que estar em vários canais realmente aumenta a exposição dos produtos e potencializa as chances de venda.
Mas esqueceram de te dizer que não seria fácil fazer o gerenciamento de toda a operação, e que seria preciso se desdobrar para receber os pedidos, fazer a gestão de entrega e o envio da notas geradas para o portal do marketplace (manualmente), isso sem falar em sua própria loja virtual, que também precisa de atenção.
Nossa equipe de especialistas separou algumas dicas que vão te ajudar a melhorar os processos internos e – consequentemente – a operação da sua loja virtual.
Controle de informações em tempo real
O principal segredo para o gerenciamento em vários marketplaces é conseguir ter acesso a todas as informações em um único dashboard. O fato de ter que entrar em diversas plataformas e ver análises distintas dificulta muito a gestão. Você precisa ser capaz de concentrar tudo em apenas um local. Isso tornará a análise de resultados mais simples, o que fará com que você possa tomar decisões estratégicas ainda mais rápido.
Estoque
Não venda sem ter em estoque. Essa máxima tudo mundo sabe, já que é óbvia, mas como gerenciar isso se as atualizações são feitas manualmente, com o analista coletando as informações do ERP e inserindo no sistema do marketplace? O cenário ideal é você otimizar o comportamento do seu estoque, utilizando regras definidas para que não haja preocupação em vender algo que não está disponível. Por exemplo, existem ferramentas – integradores de marketplaces – que possibilitam a utilização de um estoque único, criando inclusive travas de segurança que dificultam erros com relação a vendas indevidas.
Administrar dados dos produtos
Ter que alterar dados – incluindo preços – em todos os marketplaces que você estiver inserido é um dos processos mais complexos na gestão. Durante as alterações pode ser que, por exemplo, você não consiga subir o preço certo e perca margens com vendas realizadas nos canais que não foram alterados. Por isso é importante usar sistemas de gerenciamento que facilitem esse processo para você. O próprio integrador de marketplace oferece essa funcionalidade.
Notas fiscais
Se você não utilizar um software de integração – como por exemplo o da SkyHub – precisa subir as notas fiscais emitidas, para venda, de forma manual no marketplace. Nesse caso, quando o fluxo é baixo, tudo bem, mas quando o volume de vendas aumenta a organização do envio dessas notas pode tomar um tempo precioso, ou gerar custos desnecessários, além claro de estar passível a erros humanos. Como em um efeito dominó, erros com notas podem representar atraso na entrega e má avaliação do consumidor – o que também vai impactar na forma como outros clientes veem sua loja. Importante comentar que somente mediante a atualização da NF que o marketplace paga o lojista, ou seja, sem esta atualização ele não recebe o valor da venda.
Código de rastreio
A mesma lógica das notas fiscais se aplica as informações de entrega e código de rastreio (obrigatório para estar em markeplaces das principais varejistas do país). Sem integração, as informações são inseridas manualmente. Será preciso informar isso ao próprio marketplace e cada um deles com suas peculiaridades e exigências. Alguns trabalham com a plataforma de frete X, outros tem exclusividade com a plataforma Y e isso complica ainda mais a gestão. Utilizar um integrador auxilia na universalização das plataformas de frete, já que é possível administrar diferentes tabelas em uma única ferramentas, adaptado-as a cada uma das exigências.
Um simples passo, que é a contratação de um integrador de markeplaces, vai mudar a forma como você administra a presença de seu e-commerce nesse canal. Todas as etapas citadas anteriormente serão facilitadas. Isso evita que você tenha que se focar em apenas um canal, o que representaria perda de espaço para a concorrência e naturalmente a diminuição de vendas. Além disso, a área estratégica de sua loja terá um forte aliado na apresentação de indicadores, já que é possível ter dados concretos em tempo real, como saída de produtos e gráficos de vendas.
Do ponto de vista de gestão, através de um centralizador, o lojista conseguirá acompanhar os itens mais vendidos em cada canal e o ticket médio, permitindo assim melhorar as ações de preço e de frete. Isto é importante, pois cada marketplace tem um público alvo e através da uniformização das informações será possível fazer a análise de forma mais consolidada.
A tecnologia é sua aliada, deixe que ela te auxilie na gestão de sua loja em todos os marketplaces e veja como haverá um aumento exponencial de vendas.