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Os desafios para gerenciar sua loja em diferentes marketplaces

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Como gestor de e-commerce você provavelmente está sempre em busca de inovações para sua loja virtual não é verdade? Por isso está de olho nas principais tendências do mercado. Com isso, de forma natural, você inseriu sua loja em um marketplace, já que essa modalidade realmente é uma excelente oportunidade de potencializar vendas.

Mas você continuou analisando o mercado e viu que seria mais vantagem, segundo alguns especialista e profissionais da área, aumentar o seu alcance estando em diferentes marketplaces. A estratégia deu certo? Provavelmente sim, já que estar em vários canais realmente aumenta a exposição dos produtos e potencializa as chances de venda.

Mas esqueceram de te dizer que não seria fácil fazer o gerenciamento de toda a operação, e que seria preciso se desdobrar para receber os pedidos, fazer a gestão de entrega e o envio da notas geradas para o portal do marketplace (manualmente), isso sem falar em sua própria loja virtual, que também precisa de atenção.

Nossa equipe de especialistas separou algumas dicas que vão te ajudar a melhorar os processos internos e – consequentemente – a operação da sua loja virtual.

Controle de informações em tempo real
O principal segredo para o gerenciamento em vários marketplaces é conseguir ter acesso a todas as informações em um único dashboard. O fato de ter que entrar em diversas plataformas e ver análises distintas dificulta muito a gestão. Você precisa ser capaz de concentrar tudo em apenas um local. Isso tornará a análise de resultados mais simples, o que fará com que você possa tomar decisões estratégicas ainda mais rápido.

Estoque
Não venda sem ter em estoque. Essa máxima tudo mundo sabe, já que é óbvia, mas como gerenciar isso se as atualizações são feitas manualmente, com o analista coletando as informações do ERP e inserindo no sistema do marketplace? O cenário ideal é você otimizar o comportamento do seu estoque, utilizando regras definidas para que não haja preocupação em vender algo que não está disponível. Por exemplo, existem ferramentas – integradores de marketplaces – que possibilitam a utilização de um estoque único, criando inclusive travas de segurança que dificultam erros com relação a vendas indevidas.

Administrar dados dos produtos
Ter que alterar dados – incluindo preços – em todos os marketplaces que você estiver inserido é um dos processos mais complexos na gestão. Durante as alterações pode ser que, por exemplo, você não consiga subir o preço certo e perca margens com vendas realizadas nos canais que não foram alterados. Por isso é importante usar sistemas de gerenciamento que facilitem esse processo para você. O próprio integrador de marketplace oferece essa funcionalidade.

Notas fiscais
Se você não utilizar um software de integração – como por exemplo o da SkyHub – precisa subir as notas fiscais emitidas, para venda, de forma manual no marketplace. Nesse caso, quando o fluxo é baixo, tudo bem, mas quando o volume de vendas aumenta a organização do envio dessas notas pode tomar um tempo precioso, ou gerar custos desnecessários, além claro de estar passível a erros humanos. Como em um efeito dominó, erros com notas podem representar atraso na entrega e má avaliação do consumidor – o que também vai impactar na forma como outros clientes veem sua loja. Importante comentar que somente mediante a atualização da NF que o marketplace paga o lojista, ou seja, sem esta atualização ele não recebe o valor da venda.

Código de rastreio
A mesma lógica das notas fiscais se aplica as informações de entrega e código de rastreio (obrigatório para estar em markeplaces das principais varejistas do país). Sem integração, as informações são inseridas manualmente. Será preciso informar isso ao próprio marketplace e cada um deles com suas peculiaridades e exigências. Alguns trabalham com a plataforma de frete X, outros tem exclusividade com a plataforma Y e isso complica ainda mais a gestão. Utilizar um integrador auxilia na universalização das plataformas de frete, já que é possível administrar diferentes tabelas em uma única ferramentas, adaptado-as a cada uma das exigências.

Um simples passo, que é a contratação de um integrador de markeplaces, vai mudar a forma como você administra a presença de seu e-commerce nesse canal. Todas as etapas citadas anteriormente serão facilitadas. Isso evita que você tenha que se focar em apenas um canal, o que representaria perda de espaço para a concorrência e naturalmente a diminuição de vendas. Além disso, a área estratégica de sua loja terá um forte aliado na apresentação de indicadores, já que é possível ter dados concretos em tempo real, como saída de produtos e gráficos de vendas.

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Do ponto de vista de gestão, através de um centralizador, o lojista conseguirá acompanhar os itens mais vendidos em cada canal e o ticket médio, permitindo assim melhorar as ações de preço e de frete. Isto é importante, pois cada marketplace tem um público alvo e através da uniformização das informações será possível fazer a análise de forma mais consolidada.

A tecnologia é sua aliada, deixe que ela te auxilie na gestão de sua loja em todos os marketplaces e veja como haverá um aumento exponencial de vendas.