Logo E-Commerce Brasil

Os benefícios da terceirização logística

Por: Cristiano Nobrega

Executivo de contas da Infralog

Executivo sênior com 23 anos de experiência na área comercial, tendo atuado como vendedor em diversos segmentos. Já foi representante comercial, gerente, coordenador regional, head e possui nove anos de experiência como CCO.

A logística é uma área crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa, pois apenas garantindo que seus produtos sejam entregues com eficiência e precisão aos clientes pode o empresário pensar em ter êxito. No entanto, muitas organizações se veem diante de um dilema: gerenciar a logística internamente ou optar por um operador logístico terceirizado? Irei explorar as inúmeras vantagens que a terceirização logística oferece em comparação com o gerenciamento interno.

Conheça as inúmeras vantagens que a terceirização logística oferece em comparação com o gerenciamento interno.

Redução de custos e recursos financeiros

Quando uma empresa decide gerenciar a logística internamente, ela deve enfrentar uma série de desafios e estar preparada para arcar com custos iniciais significativos. Esses custos podem incluir investimentos em reformas, licenças, infraestrutura, aquisição de sistemas de controle, contratação e treinamento de pessoal especializado, bem como o desafio burocrático de estabelecer processos logísticos eficientes e gerenciar diversos fornecedores desde o início.

Ao optar por terceirizar o serviço para um operador logístico, já consolidado no mercado, a empresa pode evitar esses altos custos iniciais e, em vez disso, direcionar seus recursos financeiros para outras áreas estratégicas e relevantes do negócio. Essa vantagem financeira é particularmente importante, especialmente para empresas em crescimento ou com recursos limitados.

Foco no core business

Outro benefício notável da terceirização logística é a capacidade de permitir que a empresa se concentre em seu core business. A logística é uma área complexa e requer atenção contínua para garantir a eficiência das operações. Ao delegar essa responsabilidade a um operador logístico especializado, a empresa pode direcionar seus esforços e expertise para o desenvolvimento e a aquisição de produtos, um melhor posicionamento de branding e suas estratégias de marketing, um planejamento mais ambicioso das vendas, a definição por abertura de novas unidades de negócio para se consolidar em seu mercado e outras atividades essenciais para seu crescimento.

Flexibilidade operacional

A terceirização logística também proporciona maior flexibilidade operacional para a empresa. Um operador logístico experiente normalmente possui uma rede de armazéns e centros de distribuição em diferentes regiões e em locais de destaque, o que permite à empresa posicionar seu estoque de forma estratégica, otimizando a logística de suprimentos, reduzindo os custos da distribuição e ainda trazendo ganhos fiscais relevantes. Além disso, a negociação com parceiros de transporte ganha destaque, pois em vez de ter acordos com diversas empresas, a marca administrará um único contrato que potencializa um menor custo em escala, aumenta a abrangência e o leque de opções e expande a capilaridade.

Esse leque de opções permite à empresa adaptar-se rapidamente a mudanças no mercado e às demandas dos clientes, tornando-a mais ágil e competitiva, especialmente em épocas sazonais.

Simplificação do gerenciamento

Ao confiar a operação de logística a um parceiro externo especializado, a empresa simplifica o gerenciamento da área, pois não precisa se preocupar com contratação, treinamento e supervisão da equipe logística. O operador logístico assume a responsabilidade por toda a operação, desde o recebimento e armazenamento dos produtos até a entrega, garantindo que tudo funcione de forma coordenada e eficiente.

Adicionalmente, o operador logístico, quando possui uma malha eficiente, um last male eficaz e conta com um packing bem diversificado, possibilita que a marca crie jornadas personalizadas, nas quais o consumidor final tem sua experiência de compra enriquecida e com mais comodidade do que offline, pois seus produtos chegam à porta da sua casa de forma previsível e no formato de embalagem planejada, seja em caixa, ou com laços, cheiros, e toda a personalização necessária para diferenciar a marca dos seus concorrentes.

Implementação mais eficaz e rápida

Ao optar por um parceiro logístico, a implementação é rápida, pois não há necessidade de investimento estrutural por localidade que se quer atender, a curva de aprendizado sobre produto e empresa é mais eficiente, pois os profissionais são especializados e possuem bench de outros clientes do mesmo segmento e o ‘go live’ de projeto pode acontecer a partir de 40/60 dias do contrato assinado. Com isso, as empresas podem ganhar vantagens competitivas significativas, conquistar a confiança dos clientes e alcançar um crescimento sustentável em um ambiente de negócios em constante evolução, além de alavancar os seus lucros com a redução de custo.

Ao utilizar os recursos de um parceiro logístico experiente, as empresas podem aprimorar suas operações, melhorar a satisfação do seu cliente entregando o produto certo, no tempo certo e no local correto e, ainda, potencializar o sucesso de sua marca, mesmo atuando em nichos mais competitivos ou em mercados mais dinâmicos.