Gosto de lembrar sobre a importância que a pesquisa por voz não vale a pena somente para os motores de busca. Se o seu site possui uma grande variedade de produtos, é preciso ter a certeza de que ter uma uma ferramenta de busca inteligente em sua barra de pesquisa levará seus clientes a encontrarem, de forma limpa, o que desejam em seu site.
Considerando a origem de quem busca determinado produto, essa transição não somente é benéfica e apropriada, como também coloca e-commerce à frente da curva. Além disso, também transmite aos seus clientes a impressão de que você está realmente investindo em fornecê-los a melhor experiência de compra possível.
Busca por voz: investimento de longo prazo
Inicialmente, investir num mecanismo de busca por voz pode te gerar um custo maior do que o esperado. Porém, é importante ter em mente que este é um investimento de longo prazo. Ou seja, você estará à frente de seus concorrentes quando inevitavelmente a busca por voz se tornar a maneira mais rápida e eficaz de se navegar em sites.
É importante salientar que a pesquisa por voz em seu e-commerce pode atuar em conjunto com outros elementos. Portanto, você pode combinar esse tipo de ferramenta com atendimento ao cliente, por exemplo. Afinal, é possível utilizar um chatbot ativado por voz para responder de forma consistente as dúvidas e reclamações de seus clientes. Trata-se de uma maneira de aproveitar ao máximo os benefícios desse tipo de recurso.
Em síntese, recomendo combinar tudo isso para ter uma receita realmente poderosa — que certamente manterá a sua loja virtual em destaque e no topo do jogo de pesquisa por voz. Estar em dia com as tendências do mercado é o que te colocará à frente dos demais. Digo isso porque o consumidor quer novidades e você é o único responsável por fazer isso acontecer. Reforço que o seu cliente exige e o seu negócio precisa. Por isso, faça valer!