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Os 4 tipos de empresas presentes no e-commerce e suas tendências

Pensando amplamente em modelos de venda, podemos dizer que há 4 tipos de empresas de comércio eletrônico, lembrando que uma mesma empresa, em muitos casos pode atuar em mais de um destes tipos. 1) B2B (Negócio‐a‐Negócio), ou seja, a venda entre organizações (Empresas). Exemplos: Balão da informática, Staples e até mesmo empresas como a Dell que atua fortemente no mercado B2C (Negocio-a-consumidor), mas também tem um foco para empresas. 2) B2C (Negócio‐a‐Consumidor), ou seja, a venda entre organizações e consumidores. Exemplos: Corello, Gallerist, ShoeBiz, Schutz, entre outros milhares. Podemos incluir aqui também sites de compras coletivas como o Grupon, Peixe Urbano e etc. 3) Intra‐organizacional, ou seja, a venda no ambiente interno das organizações. Exemplos: Electrolux (Funcionários e amigos), com a venda de seus produtos com desconto para funcionários em um e-commerce exclusivo. Liberty Seguros (Affinity) com a venda de seguros com vantagens para os funcionários, também com uma Loja virtual exclusiva. 4) C2C (Consumidor‐a‐Consumidor), ou seja, a venda entre consumidores através de um canal disponibilizado por uma ou mais empresas. Para este modelo temos dois subtipos de negócio, o Generalista, por exemplo, o Mercado Livre que vende qualquer tipo de produto, e o de nicho, com empresas como a Enjoei que vende especificamente roupas usadas. Para  Gabriel Lima, CEO da eNext, dentro destes 4 modelos de empresas é possível aplicar diversos modelos de comércio eletrônico, tais como os que seguem abaixo. Empresas de Comércio Eletrônico vencedoras serão aquelas que puderem mudar a forma pela qual os consumidores pensam e a maneira pela qual eles fazem negócios. ‐ Ecommerce orientado para aplicações sociais ‐ Mobile Commerce ‐ Cross‐Channel ou Multi Canal ‐ Compras Coletivas ‐ E-commerce de Nicho, ou lojas virtuais especializadas ‐ Microtransações ou Serviços ‐ Marketplaces Tendências: Não importa o tipo de sua empresa, mas já se sabe que hoje uma das maiores tendências do mercado é voltada para automação de todos os processos de trabalho, através da tecnologia e a capacitação de todos os funcionários, para uma melhor coordenação e gerenciamento dos fluxos, sempre visando entregar ao cliente produtos com algum diferencial, criando um valor agregado maior e com exclusividade. Um dos impactos mais importantes do comércio eletrônico no mercado como um geral, é a mudança na estruturada indústria, tais como nos exemplos citados abaixo: 1) Redução de intermediários (Ex: Fim das agências de turismo) Criação de Novos Modelos de Negócios (Ex: Expedia, Booking, etc.) 2) Vendas Diretas (Ex: Brastemp, Schutz, etc.) Fabricas e marcas vendendo diretamente ao consumidor final, sem a necessidade de Varejistas. 3) Serviços Online (Ex: Netmovies, Neolix, etc.) Aluguel de vídeos online, fim das locadoras de vídeos