Em seguida, explico brevemente o que há de tão importante em cada uma destas áreas:
Marketing
Na área de marketing, podemos destacar os famosos 4 P’s, aplicando-os de forma adequada para o comércio eletrônico.
Preço
• Definir e controlar muito bem a margem dos produtos e ficar atento para o preço ser competitivo em relação à concorrência;
Produto
• Definir adequadamente o mix considerando o “Time to Market”, ou seja, todos os fatores externos, como por exemplo, a sazonalidade, tendências, etc, oferecendo os produtos certos no momento certo; • Comprar a quantidade adequada de cada produto, levando em consideração o conceito da “cauda longa”, trazendo maior variedade e menos quantidade de cada item. • Fazer a categorização adequada, também conhecida árvore mercadológica bem feita, trazendo a melhor navegação possível para o site; • Descrever os produtos da forma mais detalhada possível; • Fotos devem ser impecáveis.
Praça
• Definir a área de atuação cuidadosamente para garantir a entrega do produto ou serviço com a mesma qualidade em todos os locais. Estas informações devem ser explícitas e muito claras para os usuários; • Ter uma logística eficiente – Processos de Expedição e Logística integrados para agilizar prazos de entrega;
Promoção
• Definir adequadamente os canais e o plano de comunicação, pois são peças chave para atrair o público para a loja. • Fidelizar os clientes pode ser um fator determinante para manter o comércio eletrônico rodando de forma constante e consistente. • Avaliar constantemente o ROI (Retorno sobre o investimento) com o objetivo de garantir que todo o investimento está tendo o retorno adequado em relação à margem de lucro.
SAC • Integrar muito bem o SAC com todas as áreas da empresa, com o objetivo de sempre ter a resolução dos problemas da forma mais ágil e rápida possível. • A área deve ter autonomia o suficiente para resolver a maioria dos problemas e sempre ter as respostas adequadas. • As respostas devem ser imediatas. • É indispensável entender a importância do pré venda e pós venda: Pré venda: Entender muito bem do produto e das categorias; Treinar a equipe para vendas e alinhamento com a essência da marca; Pós venda: Entender as políticas de troca e devolução; Atendimento sempre deve ter o foco em fidelização; Logística • Gestão de estoque – Seguir os conceitos de Curva ABC e Long Tail (Cauda Longa) e garantir a disponibilidade e reserva; • Operação – Recebimento, armazenagem, picking, packing e posting, e logística reversa; • Ciclo de vida do pedido (Ex: prazo de entrega prometido ser menor ou igual ao executado) • Gestão de transportadoras e valores de frete; • Garantir a integridade dos produtos na entrega (Ex: Embalagem); TI • Escolher toda a tecnologia por trás do e-commerce, alinhando com a estratégia do negócio; • Escalabilidade – Ter certeza que a plataforma escolhida possibilita crescimento do negócio; • Lembrar antes, durante a depois do desenvolvimento da loja, que todos os ambientes devem ser de fácil navegação; • Garantir a segurança na transação e disponibilidade da loja; • Analisar cuidadosamente todas as ferramentas a serem utilizadas, sempre tendo foco em conversão;