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Os 3 conselhos chaves para aumentar seu faturamento - parte 2

No artigo anterior, falei do 1° Conselho Chave para aumentar seu faturamento, se você ainda não assistiu ele, você pode clicar aqui. Agora vamos para o 2°:

2) Link Building

conselhor faturamento parte 2

Você deve estar se perguntando o que raios é Link Building, vou explicar da maneira mas simples possível: você deve falar sobre seu site e/ou empresa em todos os canais online possíveis. De maneira que você consiga tráfego de diversos lugares da internet diretamente para seu ecommerce. E, claro, aumentando o tráfego, você aumenta também o número de clientes.

Mais uma vez, ainda não estou falando de conteúdo pago, e sim de posts que você ou sua equipe podem fazer: ir publicando, construindo desta maneira uma espécie de “teia” na internet, ligando várias fontes de tráfego gratuito ao site.

Funciona? Claro que sim! E repito: é simples, você só precisa fazer postagens em lugares estratégicos da maneira correta. E quanto mais o tempo passar e você continuar o trabalho de Link Building, maior o tráfego que virá para seu site. Nem preciso dizer que isso ajuda a melhorar sua posição no Google, né? E claro, a multiplicar seu número de clientes, suas vendas e seu faturamento que é nosso objetivo final!

Prometo igualmente dar mais dicas em próximos artigos de como fazer um Link Building eficaz. Aqui vou mostrar os primeiros passos pois este post já está ficando muito extenso. Confira outros artigos que já publiquei sobre estas técnicas aqui.

A primeira sacada é postar artigo de qualidade com um título atrativo em open contents, como dizemos na França, ou sites de publicação gratuita de conteúdo. Posteriormente publicarei também alguns sites de « open content » que me foram úteis na internet brasileira.

Pense sobre o assunto que você pode escrever que está relacionado ao seu site e que vai interessar o seu público alvo. Escreva um artigo de qualidade, que seja interessante, consulte especialistas se necessário. As pessoas estão mais aptas à ajudar do que se pode imaginar.

E quando o artigo estiver pronto, comece publicando em open content, e, claro, não se esqueça de deixar o link para o seu site, fundamental para o nosso “Link Building”. (Como acabei de fazer aqui neste artigo). Se você publicar o artigo e esquecer o link, você desperdiçou o seu tempo.

O legal de começar este trabalho no Open Content é que você pode testar seu artigo, se ele estiver sendo compartilhado pelos internautas – leia-se clientes em potencial – e recebendo bons comentários e elogios, é um sinal excelente e você poderá publicar o mesmo artigo, ou seu resumo num fórum, que é o segundo passo do Link Building.

Fórum são ambientes onlines nos quais os leitores são mais críticos, então procure realmente deixar um comentário que traga valor para as pessoas que estão naquele ambiente e deixe o link para seu site/blog, ou até mesmo para seu produto na loja virtual.

Exemplo: num fórum sobre treinamento de cachorros, pode ser que as pessoas estejam falando sobre o problema de pulgas para cachorros. Você pode ir lá, deixar um comentário agregando valor sobre os diferentes tratamentos existentes no mercado, e como evitar este tipo de problema, e no final você deixa o link para o “shampoo anti-pulgas orgânico XYZ” que você vende na sua loja virtual.

Este é um exemplo excelente no qual você vai diretamente ao seu público alvo, você se comunica com eles, se mostra útil, agrega valor adicionando informação de qualidade do ponto de vista de um especialista e dando astúcias sobre como resolver um real problema e ainda fornece conhecimento de qualidade sobre as opções existentes no mercado!

E claro que seu cliente em potencial vai ficar feliz em receber seu comentário, ler o artigo relacionado e ainda por cima ver as opções de produtos existentes e qual produto é a melhor opção do ponto de vista dele.

O terceiro passo é encontrar blogs da sua área nos quais você pode deixar comentários produtivos (lembre-se que o comentário sempre deve adicionar imenso valor para a pessoa que estiver lendo).

Comece fazendo uma lista de blogs interessantes e não se esqueça de classificá-los de acordo com o tráfego. Leia os artigos mais compartilhados, selecione os que estiverem mais relacionados com sua loja online e deixe um comentário que agregue valor, que seja complementar ao artigo. Claro, no final não se esqueça de fazer o link com seu site, loja virtual.

Outra coisa que você pode fazer é conseguir o contato destes bloggers influentes (vá no site Who Is, você sempre consegue as informações de quem é a pessoa por trás do blog, e consegue saber também se é uma empresa que está por trás do blog contactá-los e negociar a pulicação de artigos de qualidade de autoria sua e de sua empresa no blog.

Claro que você não vai cobrar por colaborar e oferecer conteúdo para estes blogs influentes, ao mesmo tempo, não esqueça de deixar o link, importante para o link building, e então você vai criando esta teia na internet muito importante para seu SEO e para aumentar seu tráfego, e, consequentemente as vendas.

Produzir conteúdo próprio e publicar no seu site e/ou blog é o que temos de mais atual no link building, produza conteúdo excelente ! E terá vários sites interessantes para seu cliente potencial falando sobre sua loja virtual, seu produto inovador, ou até mesmo de como o seu blog e conteúdo está ajudando as pessoas da área com informações de qualidade.

Ao produzir seu próprio conteúdo você também está criando uma vitrine para promover sua loja online. Saiba que um blog online é uma poderosa fonte de tráfego e lead da qual você tem absoluto controle.

Sim, pois ninguém pode tirar seu site do ar e apagar o conteúdo de qualidade que você produziu e compartilhou da noite para o dia. Você não tem a mesma segurança com a página no Facebook ou com seu canal no Youtube.

Pois por algum motivo, se o Facebook ou o Youtube mudarem as regras você pode perdê-las, e perder todos os seus seguidores, fãs e inscritos relacionados à estes canais. Atenção, ambos são canais importantes e ativos com os quais você deve trabalhar e nos quais você deve investir, mas você não deve basear seu marketing online apenas neles.

Além disso, a melhor forma de coletar leads orgânicos (estes que chegam até sua mailing list sem campanhas), é produzir conteúdo no seu próprio blog/site, e pedir para os visitantes colocarem seu email para receber suas newsletters ou seu ebook com suas melhores dicas, seu melhor conteúdo, ou ainda uma série de vídeos em link privado que serão enviados apenas para as pessoas que se inscreverem.

A lista de email e o relacionamento que você cria com ela, ninguém pode tirar de você! A lista de emails e o link building que você cria na internet são ativos de marketing que continuam a te trazer tráfego e a gerar conversão dia após dia. São ativos que vão se acumulando com o tempo de maneira exponencial.

Igualmente, tenha sempre em mente a importância de se fazer links internos. Tanto na sua loja virtual, quando no seu blog. Exemplo: “clientes que compraram este produto X também compraram: o produto Y, e o produto Z”. Ou ainda: Se você se interessou por este artigo, também pode gostar de… e apresente outros 3 artigos relacionados com o qual a pessoa acabou de ler. Esta “linkagem” interna também é importante para o Link Building e para manter a pessoa mais tempo no seu site.

No próximo artigo falarei sobre o 3° Conselho Chave para aumentar o faturamento. Parabéns por ter lido este artigo até o final! Deixe nos comentários qual a sua experiência com link building e em que lugares na internet você procura deixar links direcionados para sua loja virtual ou seu blog.