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Os 3 conselhos chaves para aumentar seu faturamento – parte 1

Muitos dos meus clientes desejam aumentar, dobrar, triplicar o faturamento e mais importante, aumentar o número de pessoas que eles estão impactando positivamente, ou seja os clientes. Claro que antes de mais nada é necessário ter um produto de qualidade que possa contribuir de maneira positiva para a vida profissional ou pessoal das pessoas.

A questão é que a grande maioria dos clientes que eu atendi nestes mais de 5 anos que trabalho com ecommerce tem sim produtos, lojas online, sites de qualidade e desejam entregar algo com excelência. Vejo muitos empreendedores que estão fazendo de tudo para aumentar sua participação no mercado, expandir seu ecommerce, e mesmo com todo o esforço e toda a energia , eles não conseguem os resultados desejados.

Durante os 5 anos que eu trabalhei da França, desenvolvendo empresas francesas no mercado brasileiro, e sendo bem sucedida nisso, pude constatar alguns fatores chaves que desenvolvem o mercado de qualquer empresa online, e fazem aumentar de maneira exponencial o número de clientes. Falarei mais tarde sobre todos estes fatores. Pretendo agora desvendar 3 fatores que eu considero como primordiais para desenvolver seu negócio online e que são muitas vezes ignorados.

Eles funcionaram para desenvolvimento de empresas francesas no mercado brasileiro e olha que quando trabalhei da França, consegui desenvolver as então start up francesas no mercado brasileiro lidando ainda com questões como diferencia horária e fazendo a maioria das negociações realmente no mundo virtual (via skype, email, telephone). Negociações que foram feitas sem contatos presenciais ou com raros encontros mesmo com grandes clientes (como Saraiva, B2W, Magazine Luiza).

Apesar das dificuldades em desenvolver empresas estrangeiras no Brasil trabalhando de outro continente, o desenvolvimento desejado foi alcançado e chegamos a fechar contratos grandes em poucos meses garantindo nossa presença no mercado online brasileiro. Além disso, também aconselhei empresas online brasileiras a se desenvolverem com estas mesmas sacadas, e funcionou.

São ações que desenvolvem qualquer tipo de empresa online, desde que estas apresentem produtos de qualidade e que estejam comprometidas com seus clientes, claro. Mais como fazer isso ? Quais são estas técnicas fundamentais?

Bom, segue aqui 3 dos 7 fundamentos chaves que você pode usar para desenvolver seu negócio online de maneira otimizada: eles serão distribuídos em 3 artigos para facilitar a leitura e não deixar este post muito extenso. 

1) Parceria com blogs e até mesmo jornalistas

Você deve estar pensando: o quê? Como consigo fazer isso? Isso é impossível, porque um jornalista da Folha ou do Globo publicaria algo sobre meu negócio? E como se aproximar dos bloggers? Se eles parecem em um mundo à parte inalcançável?

Bom, este tipo de parceria é, na verdade, simples. É apenas um ponto cego nos negócios online porque as pessoas não imaginam que é possível e não colocam em prática.

Imagina que maravilha você começar o dia lendo no portal UOL algo sobre sua empresa? Ou ter vários blogs publicando um artigo que você escreveu?

E não estou falando de conteúdo pago. Estou falando de realmente despertar a atenção dos bloggers e dos jornalistas para algo que a sua empresa faz que é fenomenal, fora do comum, de interesse público, dos consumidores em geral, os quais você quer conquistar. Num próximo artigo falarei de como contactar estes jornalistas e propor a pauta em linguagem jornalística, o assunto que pode interessar ao leitor, a ponto de virar matéria.

Para resumir, primeiro você deve escolher o veículo, site, jornal, portal, blog, ou seja, em qual mídia que você quer publicar. Esta escolha deve ser feita focada no tipo de cliente que você quer atrair. Você deve pensar no seu cliente ideal e imaginar qual mídia online ele utiliza para se informar, distrair, enfim, para consumir informação.

O próximo passo é justamente conseguir o contato do jornalista do caderno, coluna ou editoria na qual você deseja ver uma publicação sobre seu ecommerce. Para isso você, ou o responsável do departamento de marketing e/ou comunicaçao, precisará fazer algumas ligações e pode demorar um certo tempo, mas com paciência, carisma e confiança, é possível conseguir o contato direto do jornalista desejado. 
Não tem algum telefone de jornalistas, portais, ou algum contato para começar?

Não se dê desculpas e não desanime, se estiver neste patamar, você começa ligando para o telefone standard e pede para falar com a editoria de tecnologia/internet, por exemplo. Se você conseguir ser transferido, já é um bom começo.

Antes de contactar o jornalista faça um plano por escrito de como você vai convencê-lo a publicar sobre determinado tema. Na hora de negociar com ele, não seja chato lendo as linhas que você escreveu, apenas concentre-se em mostrar para ele porque uma publicação como esta é importante e interessante para seus leitores, e logo após a conversa, envie para ele o release, ou seja, um artigo já pronto com informações interessantes no qual o jornalista poderá se basear para fazer seu trabalho e escrever sua própria publicação.


Em outro artigo prometo explicar igualmente como se aproximar dos blogs para ter seu artigo, site publicado. E, pasmem! Não estarei falando de matéria paga e muito menos de afiliação.

Se você tiver gostado deste artigo compartilhe com alguém que está precisando dar um “boost” nas vendas online e ainda não pensou que pode adaptar meios tradicionais para seus negócios. Igualmente escreva nos comentários se você já tiver tentado ou realmente conseguido publicar um artigo nos grandes portais de notícias ou até mesmo em sites de notícias regionais. Qual sua experiência em relação à esse tópico? Se quiser ver mais conselhos do mercado europeu que podem ser aplicados no mercado brasileiro para aumentar suas vendas, deixe seu comentário!