Marcada para o dia 25 de novembro, a próxima Black Friday merece a atenção dos varejistas que desejam obter um bom volume de vendas. Para faturar durante essas horas valiosas do varejo online, é preciso planejar as estratégias certas e preparar a loja virtual para os milhões de acessos de consumidores que estarão em busca das melhores ofertas. Será que o seu e-commerce está preparado para a Black Friday?
Com o registro de mais de 2 milhões de pedidos via internet, a Black Friday do ano passado conseguiu ser a edição mais lucrativa da história em nosso país. Segundo o levantamento divulgado pela ClearSale em parceria com o Busca Descontos, organizador oficial do evento no Brasil, a data bateu recorde de movimentação, alcançando a marca de 1,536 bilhão de reais. Embora apresente um número expressivo para o comércio, a data não necessariamente garantiu a satisfação do consumidor. De acordo com o site Reclame Aqui, as reclamações ultrapassaram mais de 4.400 registros, e estavam relacionadas principalmente ao mau funcionamento das lojas virtuais.
Apesar dos resultados expressivos, podemos concluir que muitos e-commerces ainda não se preparam da forma correta para o evento. Além disso, também vale destacar o óbvio: não basta apenas possuir uma loja na internet para garantir um bom lucro. Dessa forma, é imprescindível que os varejistas de e-commerce estejam preparados, e para que isso aconteça, as etapas de operação de um e-commerce devem estar bem estruturadas. Para assegurar que o seu e-commerce esteja preparado para a data, veja algumas dicas abaixo:
Garanta uma plataforma com boa estabilidade – um dos passos mais importantes é contar com uma plataforma que apresente uma ótima performance, com alta velocidade no carregamento das páginas para que o cliente não precise esperar. Lembre-se que a espera pode fazer com que o consumidor desista de comprar em seu e-commerce.
Facilidade na navegação – O cliente não deve sentir dificuldades para encontrar produtos, e além de uma navegabilidade amigável, é interesse que a plataforma possua atratividade e outros fatores que possam estimular ainda mais a venda.
Verificação do estoque – O varejista precisa conferir o seu estoque para ter certeza que o volume de pedidos estimado possa ser atendido. Caso o cliente não encontre o que procura, não hesitará em buscar na concorrência, e a marca logo cairá no esquecimento.
Qualidade na entrega – O aumento das vendas não deve prejudicar o recebimento da compra com o prolongamento das datas. Assim como em todos os dias do ano, o varejo online precisa trabalhar para realizar as entregas no menor tempo possível. Continue a oferecer essa vantagem inclusive no Black Friday para imprimir mais uma vantagem no mercado.
Como já ressaltamos no início do texto, a chave do sucesso para transformar a Black Friday numa excelente oportunidade se resume ao planejamento de cada lojista. Por isso, comece a se preparar já, não perca tempo. Siga as dicas acima e planeje-se com antecedência. Dessa forma, você irá garantir todos os benefícios da data.