Apesar do e-commerce já ter demonstrado constante crescimento nos últimos anos no Brasil, com a atual pandemia as lojas virtuais se tornaram possibilidades de continuar em atuação para muitos negócios. Outros notaram um expressivo aumento nas compras online.
Como exemplo, em Abril de 2020, conforme dados da ABComm, ocorreu um aumento de 47% nos pedidos em e-commerces. Além do aumento da procura em geral, consumidores que antes não tinham costume de realizar compras na internet, puderam ter novas experiências com o comércio eletrônico, o que pesa ainda mais para a espera de um crescimento ainda maior no futuro.
O fato é que o setor não para de crescer e mais pessoas se interessam por trabalhar com vendas na internet. Mas, por trás de todo o sucesso, há muito esforço envolvido por parte dos profissionais que atuam na área, com o desenvolvimento constante de habilidades e a procura por conhecimento.
Profissionais de e-commerce podem vir de qualquer área?
Geralmente, pessoas ligadas às áreas de marketing, administração, tecnologia da informação e empreendedorismo tendem a desenvolver um interesse maior. Mas, não há uma limitação para trabalhar com um e-commerce, qualquer pessoa pode ingressar no ramo desde que tenha a experiência necessária.
Outro ponto interessante é que não é obrigatório ter uma formação superior. Muitas empresas já aceitam pessoas que fizeram cursos específicos para e-commerce. Por outro lado, se a ideia é criar sua própria loja virtual, basta adquirir o conhecimento e habilidades necessárias para começar um negócio.
Quais as características fazem um profissional de sucesso?
Algumas habilidades são essenciais para quem trabalha com e-commerce, principalmente em cargos mais gerenciais. São elas:
Mentalidade analítica
Pensar estrategicamente e usar dados de performance para guiar decisões é uma das principais características para ser um bom profissional em qualquer setor do e-commerce. Saber transformar informações em possibilidades e oportunidades de crescimento e aprimoramento.
Constante aprendizado
Tudo o que está ligado a internet atualiza muito rápido, todo ano tem alguma inovação surgindo e algo que entrando em desuso. Por isso que ter a curiosidade e vontade de sempre buscar por tendências, novidades e conhecimento é um dos pontos mais importantes para um bom profissional de e-commerce.
Agilidade e proatividade
Esta característica está ligada a anterior, já que não adianta se manter atualizado sobre o mercado se o conhecimento não for aplicado no tempo certo. Não ter medo do novo é importante para se diferenciar da concorrência. Agilidade para implementar mudanças também é um diferencial.
Busca por melhorias
Por mais que um e-commerce já esteja dando bons resultados, sempre pode melhorar. Seja no marketing, atendimento ao cliente, experiência do usuário ou qualquer uma das pontas que compõem esse mercado. Por isso, estar acomodado com o que já tem não é um bom caminho para o sucesso.
Focar no cliente
Pensar no cliente sempre que for tomar alguma decisão é, basicamente, a chave para todas as outras características. A busca por melhorias deve ser baseada no que o público necessita. Sendo assim, estudar o comportamento do cliente e suas dores deve ser um exercício diário.
Ter flexibilidade
Ser flexível está relacionado ao trabalho em um mercado que está em constante renovação. Ou seja, nem sempre o comportamento dos consumidores será o mesmo, assim como suas necessidades de compra. Ser flexível quanto a isso é dar espaço para todas opiniões sejam ouvidas e mudanças necessárias possam ter sua vez.
Essas características são treináveis?
Todas as características citadas acima podem ser desenvolvidas através de cursos específicos ou abrangentes. Por exemplo, se a necessidade é desenvolver melhor somente a parte analítica, o bom é procurar por um curso de análise de resultados digitais, Google Analytics, como montar estratégias, entre outros.
Por outro lado, existem cursos que ajudam a desenvolver todas as habilidades necessárias para criar e gerenciar um e-commerce. Alguns deles são gratuitos e permitem que o profissional reforce rapidamente os conhecimentos gerais para atuar neste mercado — que hoje são deficitárias — e aumente sua capacidade competitiva.