Montar uma estratégia de link building é essencial para todos que pretendem ter uma boa indexação no Google, e para realizar essa estratégia é muito importante entender o tipo de link que aponta para sua loja virtual.
Um link com o atributo “nofollow” tem menos valor para o Google, pois esse diz para o Google Bot para que “não siga” o site citado, dessa forma o link perde o valor no quesito de indexação e de PageRank do site referenciado, mas ainda sim são úteis em uma estratégia de SEO para atrair visitantes e novas referências ao seu site.
Os links dofollow são links que não possuem o atributo “nofollow” ou tenham o “dofollow” em sua composição, é muito importante salientar que para qualquer estratégia de melhor posicionamento no s buscadores, esses links devem ser criados internamente no seu site e externamente na internet,.
Como criar um link dofollow?
Antes de criar os links, você precisa entender algumas dicas básicas:
1- Palavra chave do link
É muito importante que ao criar um link externo ou interno, você coloque a palavra-chave no texto do link, para que os buscadores agreguem mais relevância ao link citado, ex: ScoreMedia, Blog Marketing Digital
2- Relacionamento com o tema do site
Os buscadores consideram sites com conteúdos relativamente parecidos como se fossem do mesmo nicho de atuação, portanto se você possui um e-commerce, pode relacionar seus links em blogs que falem sobre e-commerce ou marketing digital para que apontem para o seu site , gerando assim maior relevância ao link.
3- Origem do link
O link tem mais relevância de sites mais antigos e com maior ranking com os buscadores (ex do Google, PageRank), portanto quanto mais antigo e melhor posicionado no ranking do buscador, maior relevância.
Criando os links dofollow internamente e externamente
Estrutura do link dofollow para linkagem externa:
<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" rel= "dofollow">
Ferramenta e-mail marketing
</a>
ou
<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" >
ScoreMedia
</a>
Estrutura do link dofollow para linkagem interna:
<a href="https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/" target="_blank">
Blog de e-commerce
</a>
Criando os links noFollow para link’s que você não deseja referenciar
Estrutura do link nofollow:
<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" rel= "nofollow">
Ferramenta e-mail marketing
</a>
Considerações
É importante que você tenha sempre essas regras em mente:
– Gere links que apontem para um conteúdo relevante e de qualidade.
– Não esqueça de linkar internamente seu site para melhorar a navegabilidade do usuário no seu site
– Não crie links em qualquer site ou em “fazendas de links”, pois o Google Penguin está punindo quem faz esse tipo de ação.
-Links Nofollow tem muito menos relevância mas são importantes, então não descarte a estratégia de links em redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut e etc..