Somos todos compradores e já visitamos centenas de lojas diferentes, pessoalmente e online. Claro, a verdade não reconhecida sobre as compras é que, sempre que você vai a uma loja, a maioria dos produtos que você vê não são realmente os produtos que você deseja. Não importa em qual loja você esteja comprando, você provavelmente precisará vasculhar uma tonelada de itens irrelevantes antes de encontrar o que realmente precisa.
O setor de comércio eletrônico altamente competitivo obriga as marcas a oferecerem melhores experiências de compra se quiserem que os consumidores as escolham entre um mar de produtos concorrentes semelhantes.
Atualmente, o setor de e-commerce é como um jardim de flores. Todos nós adoramos flores por sua beleza. Mas a verdade é que muitas pétalas às vezes são uma desvantagem. E mais pétalas na verdade significam mais “distrações” para os “polinizadores” passarem para chegar ao seu alvo.
A personalização é crucial para envolver os compradores, aumentar as compras repetidas e aumentar as conversões. É uma estratégia testada e comprovada para impulsionar as vendas.

A inteligência artificial (IA) é uma tendência de comércio eletrônico que rapidamente se tornou uma das ferramentas mais valiosas para transformar a forma como as marcas interagem com seus clientes. A IA não apenas acumula grandes quantidades de dados para prever futuros comportamentos de compras online, mas também permite que os varejistas online usem essas informações para criar mensagens de marketing personalizadas em grande escala. Junte tudo isso, e você terá as experiências de compras personalizadas que seus clientes exigem.
A inteligência artificial revolucionou a maneira como as empresas operam, e o e-commerce não é exceção. Um aspecto particularmente importante que a IA afeta é a personalização. A personalização orientada por IA ajuda a personalizar mensagens de marketing de várias marcas (personalização de comércio), produtos e serviços e conteúdo relevante em geral, graças ao uso de processos como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e processamento de linguagem natural (NLP).
Otimizando a página inicial do comércio eletrônico
Fornecer uma jornada de usuário personalizada desde o início é benéfico. Os visitantes de primeira viagem se comportam de maneira diferente dos clientes recorrentes, e o uso da IA pode ajudar a gerar uma experiência única para cada um.
Antecipa expectativas e comportamentos do cliente
Um dos componentes mais poderosos da IA é sua capacidade de prever as próximas etapas de um cliente, que podem ser usadas para criar conteúdo relevante, como ofertas personalizadas, recomendações de produtos, e-mails personalizados e muito mais.
Experiência do usuário
Nesta era de conveniência, CX pode encantar ou quebrar o relacionamento entre seus clientes e produtos. Sob a orientação da IA, os usuários podem encontrar o que precisam com mais facilidade e sentir que suas preferências são compreendidas. Aqui, a personalização da experiência do cliente é uma carta na manga.
Análise preditiva
A análise preditiva pode ser usada para prever tendências futuras e identificar oportunidades de crescimento. Isso pode ajudar marcas e varejistas a tomar melhores decisões e ficar à frente da concorrência.
Em suma, a compra personalizada é a chave para o sucesso do varejo.