- 1. O que é a Jornada do Consumidor?
Figura 1 – As etapas da jornada do consumidor: consciência; consideração; intenção e decisão.
- 2. O papel de cada fonte de tráfego no ciclo de convencimento e conversão dos usuários (Facebook Ads ou Google Adwords?)
- 3. Google dá uma ajudinha com alguns números do mercado
Essa ferramenta, que reúne dados de mais de 36 mil clientes do Google Analytics, permite que se entenda a ordem de interação do usuário com os diversos pontos de contato online; a quantidade de passos necessários para a conversão; o impacto e os papéis dos diferentes canais de marketing digital, como display, busca, email, mídias sociais e o próprio site da empresa, na decisão de compra, além disso, o ticket médio e a duração média para se completar a jornada desde o primeiro engajamento.
Figura 2 – A ferramenta “A Jornada do consumidor para compras online”, do Google, com informações sobre o caminho de compra padrão no Brasil, independente do tipo de indústria
Figura 3 – A ferramenta “A Jornada do consumidor para compras online”, com informações específicas sobre o caminho de compra do usuário brasileiro para a indústria de automóveis
2. 1. Qual a jornada do usuário para seu negócio online, uso do Google Analytics?
É importante entender que, apesar desse benchmarking do Google oferecer às companhias muitas informações sobre o seu tipo de negócio, é fundamental analisar os dados da sua própria empresa. Isso pode ser feito através dos relatórios de funis multicanais do Google Analytics que detectam os canais que geram tráfego para o site da sua marca e, assim, identifica sequências de interações dos usuários.
A análise dos dados internos deve, inclusive, ser feita constantemente, pois, como os processos dependem das conexões feitas livremente pelos usuários com o sistema, a ordem das interações pode mudar com frequência.
Ao examinar os dados do e-commerce da sua empresa, você pode seguir a estrutura de trabalho abaixo. Ela oferece uma forma de começar a entender melhor o caminho percorrido pelos usuários do seu site desde da fase de consciência até o momento da conversão e a forma como interagem com sua companhia, marcas e produtos. Assim, te ajudará a identificar as otimizações necessárias em seu site e auxiliará também a definir os próximos passos para melhorar o desempenho da loja online da sua marca:
- Ações: O que o consumidor está fazendo em cada estágio? Que ações fazem estes usuários moverem-se para a próxima fase?
- Motivações: Por que o usuário está motivado a continuar seguindo para as próximas etapas? Quais são as experiências dos usuários em cada fase? O que ele está sentindo?
- Questionamentos: Quais são as incertezas, jargões ou outras questões que estão atrapalhando os usuários a irem para os próximos estágios? Quais estruturas, processos, custos, implementações ou outras barreiras estão bloqueando o movimento dos usuários para as próximas etapas até a compra?
Figura 4 - Relatório fontes de tráfego do Google Analytics – conversões de último clique - – valor atribuído ao acesso direto como conversão de último clique.
Figura 5 - Relatório Conversões Assistidas em Funis de Multi-canal – valor atribuído acesso direto na ultima conversão muito superior ao relatório da Figura 4 Embora esta discrepância possa fazer você se questionar por que começar a utilizar o relatório de funis de multi-canais visto que os números não coincidem com o relatório atual de acompanhamento de conversões e vendas, é importante ressaltar que esta diferença te possibilita enxergar de forma mais clara a participação de cada fonte de tráfego na jornada do usuário, já que no relatório de funis de multi-canal a atribuição da fonte de tráfego direta é mais precisa. E você já tentou definir a jornada do consumidor do seu site de compras anteriormente? Se sim, quais foram as dificuldades enfrentadas? Divida com a gente a sua experiência! Com colaboração de Iara Araújo, analista de Marketing na Avantare Inteligência Interativa.