Dados estratégicos
São os dados também que têm ajudado na implantação das tecnologias de self-checkout e reconhecimento facial, por exemplo. E até mesmo a diversidade oferecida pelos grandes varejistas e a aposta em novos produtos, a fim de atrair consumidores e aumentar as vendas, é fruto da profunda análise de dados. Graças a isso, lojas físicas estão se transformando em hubs estratégicos para retirada de produtos ou oferta de serviços - sem estoque. Ou seja, a integração entre o físico e o online é um caminho sem volta. E depende de um olhar atento sobre os históricos de consumo de cada cliente. Para um olhar mais adiante, as tendências virão da China, que está cerca de cinco cinco anos à frente do mercado das Américas. Por lá, foco na personalização e na experiência facilitada pelo uso majoritário de celulares e smartwatches em pagamentos, com a criação de ecossistemas que fazem absolutamente tudo.Experiência do usuário
Ainda no tom do que era previsto desde 2019, todos os avanços tecnológicos miram melhorar a experiência do usuário. Muda o olhar sobre o cliente e, portanto, a forma de falar com ele, do atendimento ao marketing. Segundo Satya Nadella, 30% das vendas concretizadas em seu ambiente online em 2019 vieram de recomendações, daí a importância de entender e atender às expectativas de cada cliente, individualmente, para alcançar novas vendas e novos clientes. Com a consolidação de tantas tecnologias e a especialização de funcionários, o cenário do futuro próximo tem se desenhado a partir de uma enorme eficiência operacional, com menos trabalho manual e espaços usados com inteligência. O uso de assistentes virtuais vem sendo impulsionado, e a robótica assume uma posição de destaque, por exemplo, no controle de inventários. Tudo em tempo real, respeitando o cliente e, claro, coletando dados que permitam continuar aperfeiçoando ainda mais a personalização. No alvo desse processo, chegaremos ao momento em que produtos e serviços procurarão seus clientes, e não mais os clientes precisarão ir atrás do que precisam. Leia também: NRF: Estudo mostra importância do omnichannel no varejo norte-americanoGostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br