O Google anunciou na semana passada, através de um de seus blogs oficiais, três grandes otimizações no algoritmo para a busca por imagens para torná-lo mais eficientes e apresentar os resultados desejados pelos usuários. A preocupação com o mecanismo se deu em consequência da grande receptividade dos internautas desde o surgimento da funcionalidade de buscas por imagens, no ano passado, que muitas vezes acessam diretamente o images.google.com para pesquisar.
Em tradução livre, as mudanças foram batizadas de Buscas Melhores e Mais Inteligentes (Smarter Best Guesses), Gráficos de Conhecimento (Knowledge Graphs) e Resultados Mais Específicos e Atualizados (Fresher e Deeper Results).
Smart best guesses
Para tornar os resultados de busca melhores e mais inteligentes, o Google não tentará mais “adivinhar” o que você está buscando pela palavra-chave que você digitou em si, e sim pelo que ela representa (analisando o campo semântico).
O exemplo que eles deram foi: antigamente você arrastava para o buscador uma imagem chamada “bird of paradise hawaii”, uma flor popular no Havaí, e ele apresentaria resultados referentes à palavra “flower”, de maneira genérica; agora, ao buscar pelo mesmo conjunto de palavras ”bird of paradise hawaii”, ele já consegue exibir com maior precisão resultados relevantes.
Knowledge graphs
Ainda em aprimoramento, o Google também passará a exibir informações complementares sobre as palavras-chave de sua busca, como uma minibiografia de um artista, localização e história de monumentos e etc. No exemplo abaixo, também fornecido pelo blog, uma busca pelo Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, apresenta um quadro na lateral direita com um texto de apoio falando sobre o local.
Fresher and deeper results
A terceira e última atualização pode ser também a mais interessante para o trabalho de SEO. O Google afirma ter aumentado a sua indexação de páginas para imagens semelhantes com conteúdos mais profundos e mais atualizados sobre a imagem em questão. Isto é, ao arrastar uma imagem diretamente para o buscador, ele apresentará uma lista de sites com a mesma imagem buscada originalmente, rankeando os sites de acordo com os seus conteúdos.
Portanto, é mais uma oportunidade para os e-commerces gerarem tráfego para o seu site: através das imagens dos produtos.
Agora se torna indispensável conferir o post de Diego Ivo sobre Otimização de Imagens.
Quem faz SEO inovador deve estar sempre à frente, até mesmo nas imagens.