- Como convencer a alta gerência e departamentos a investir em algo "novo" que, apesar dos fartos números de participantes, não pode ser aferido em forma de lucro imediato?
- Como defender uma mídia que depende mais da resposta do público do que da atuação e eficácia das campanhas?
Mídias sociais e colaboração corporativa: como mudar a cultura da empresa?
A atuação nas redes sociais é uma tendência no mundo empresarial. Marcar presença e monitorar os ambientes sociais da internet, como os atuais Facebook, Youtube e Twitter, é o caminho atual que muitas empresas tomaram para a propagação de seus valores, visando vantagens competitivas.
Na implantação de um novo processo de comunicação empresarial, é necessário provar sua eficácia e principalmente o retorno sobre o investimento, o famoso ROI. Esse convencimento é baseado sempre em fatos, números, cases e explicações racionais, para assegurar a eficácia e provar que vale mesmo a pena essa implantação.
Implantar uma atuação consistente exige de fato muita coragem da parte dos gestores e profissionais envolvidos, uma vez que é sempre complexo medir os riscos e o retorno sobre o investimento ou ROI nas mídias sociais. O objetivo a ser alcançado é o de estreitar o relacionamento com o cliente, e o retorno muitas vezes é o engajamento dos consumidores, portanto muito mais ligado à imagem da marca e a lembrança e fixação da marca, em detrimento ao objetivo de venda imediato, mais almejado no processo de marketing tradicional.
Surgem então questões que toda empresa, envolvida ou planejando suas ações nas mídias sociais, estão passando nesse exato momento: