A análise de resultados nas redes sociais já é (ou deveria ser) o coração de qualquer estratégia de marketing digital para e-commerce. Afinal, decisões baseadas em dados são fundamentais para criar campanhas com alto poder de conversão.

Porém, no começo de um projeto, sem histórico para comparar, é fácil se perder na hora de avaliar se os números estão bons ou precisam melhorar.
Pensando nisso, reuni as médias atualizadas de taxas de visualização de reels, engajamento, crescimento e outros indicadores-chave das redes sociais.
Com esses parâmetros, você conseguirá saber exatamente onde está e como aprimorar os seus resultados no digital.
Taxa média de engajamento das redes sociais
De acordo com o relatório da Social Insider, esta é a taxa média de engajamento de cada rede social:
– TikTok: 2,5%
– Instagram: 0,5%
– Facebook: 0,15%
– X: 0,15%
A taxa de engajamento é calculada com base nos seguidores da conta e o Instagram vem apresentando uma queda de 28% ano após ano. Ou seja, não é só por aí que os números da rede estão ruins.
Se você busca melhorar o engajamento, o relatório recomenda algumas estratégias, como:
1. Diversificação da estratégia de conteúdo, considerando priorizar newsletters e e-mails marketing;
2. Adotar uma visão de engajamento multiplataformas, considerando a evolução dos reels, TikTok e shorts, no YouTube;
3. Especificamente no Instagram, testar outros formatos, além dos eeels, como carrosséis e stories interativos.
Média de impressões nas redes sociais
Ainda de acordo com o mesmo relatório, esta é a taxa média de impressões, ou seja, da quantidade de vezes que uma publicação aparece em cada rede social:
– TikTok: 6.268
– Instagram: 2.635
– Facebook: 1.100
– X: 1.430
No Instagram, as impressões cresceram 13% em relação ao ano anterior, o que revela que a rede social tem focado em distribuir mais conteúdo. Portanto, focar apenas em engajamento como um indicador de resultados pode não ser o melhor caminho.
Engajamento e crescimento de seguidores no Instagram
De acordo com outro relatório, também da Social Insider, esta é a taxa média de engajamento de cada um dos formatos do Instagram:
– Reels: 0,5%
– Carrossel: 0,55%
– Imagens: 0,45%
Em média, as contas publicam dez imagens, quatro carrosséis e seis reels por mês.
Os carrosséis ultrapassaram os reels, justamente por oferecerem uma experiência interativa. Use-os para contar histórias, educar ou compartilhar imagens visualmente atrativas.
Vale dizer que a quantidade de visualizações dos reels varia de acordo com o tamanho da conta. Contas com mil a cinco mil seguidores possuem uma taxa de 20% de visualizações em relação à quantidade de seguidores. Por outro lado, contas com dez mil a 50 mil seguidores possuem uma taxa de 8% de visualizações.
Já a taxa média anual de crescimento de seguidores, no Instagram, varia de acordo com o tamanho do perfil:
– 1k a 5k de seguidores: 38%
– 5k a 10k seguidores: 35%
– 10k a 50k seguidores: 33,8%
– 50k a 100k seguidores: 30%
– 100k a 1 milhão de seguidores: 27%
Engajamento no TikTok
Assim como no Instagram, a taxa média de engajamento no TikTok varia de acordo com a quantidade de seguidores:
– 1k a 5k de seguidores: 4,2%
– 5k a 10k seguidores: 3,85%
– 10k a 50k seguidores: 3,8%
– 50k a 100k seguidores: 3,75%
– 100k a 1 milhão de seguidores: 3,95%
Quando assunto é quantidade de likes, a lógica é invertida. Contas com mais seguidores possuem um engajamento maior:
– 1k a 5k de seguidores: 320 likes
– 5k a 10k seguidores: 575 likes
– 10k a 50k seguidores: 1.225 likes
– 50k a 100k seguidores: 2.177 likes
– 100k a 1 milhão de seguidores: 6.402 likes
Lembre-se de que as médias de mercado, como taxas de visualização de reels e engajamento, são apenas um ponto de partida. É normal que seus números fiquem abaixo ou acima, principalmente no início do projeto.
Acompanhe seu histórico mês a mês para mapear a evolução da sua conta e descobrir quais conteúdos e estratégias geram mais resultados para seus objetivos.
Fique de olho nos dados, ajuste o que não funciona e transforme os esforços nas redes sociais em mais um canal de conversão.