O valor percentual da margem de lucro ajuda na rentabilidade das vendas e orienta quanto aos investimentos futuros.[/caption]
É verdade que a lucratividade não costuma ter um valor fixo. Ela é definida com base em diversos fatores, como custo e tipo do produto, bem como sua concorrência. Ainda é preciso considerar as despesas operacionais, burn rate, investimentos diversos e marketing. Além disso, o tempo de maturação de uma empresa também é influenciado por situações típicas de cada uma delas. Mas é possível dizer que a margem de lucro pode ser representada pela diferença do valor gasto para colocar o produto à venda e o custo final desse produto para o cliente.
Nesse cálculo, consideram-se todos os processos que permitem que o produto esteja pronto para a venda. Isto é, custos da produção do produto, estoque, embalagens, serviço de entrega, trabalho gerado para a produção desse produto, SAC e marketing. Lembre-se de que no valor pago pelo cliente também é preciso incluir o custo do frete.
Quatro metas para atingir agora no seu e-commerce - Capítulo 3: Margem de lucro
No primeiro capítulo desta série sobre métricas de operação de e-commerce, falei sobre receita. No segundo, o assunto foi ROI. Hoje, será abordada a margem de lucro.
Qual e-commerce não deseja saber tudo sobre sua margem de lucro? Esse é um dos indicadores que costuma levantar muitos questionamentos. Qual é a margem de lucro ideal? A margem de lucro da minha loja indica problemas? Devo repensar o meu negócio quando a margem de lucro está baixa? Note que, de certa forma, a primeira coisa que permanece na cabeça do empresário é: o meu negócio gera lucro?
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O valor percentual da margem de lucro ajuda na rentabilidade das vendas e orienta quanto aos investimentos futuros.[/caption]
É verdade que a lucratividade não costuma ter um valor fixo. Ela é definida com base em diversos fatores, como custo e tipo do produto, bem como sua concorrência. Ainda é preciso considerar as despesas operacionais, burn rate, investimentos diversos e marketing. Além disso, o tempo de maturação de uma empresa também é influenciado por situações típicas de cada uma delas. Mas é possível dizer que a margem de lucro pode ser representada pela diferença do valor gasto para colocar o produto à venda e o custo final desse produto para o cliente.
Nesse cálculo, consideram-se todos os processos que permitem que o produto esteja pronto para a venda. Isto é, custos da produção do produto, estoque, embalagens, serviço de entrega, trabalho gerado para a produção desse produto, SAC e marketing. Lembre-se de que no valor pago pelo cliente também é preciso incluir o custo do frete.
O valor percentual da margem de lucro ajuda na rentabilidade das vendas e orienta quanto aos investimentos futuros.[/caption]
É verdade que a lucratividade não costuma ter um valor fixo. Ela é definida com base em diversos fatores, como custo e tipo do produto, bem como sua concorrência. Ainda é preciso considerar as despesas operacionais, burn rate, investimentos diversos e marketing. Além disso, o tempo de maturação de uma empresa também é influenciado por situações típicas de cada uma delas. Mas é possível dizer que a margem de lucro pode ser representada pela diferença do valor gasto para colocar o produto à venda e o custo final desse produto para o cliente.
Nesse cálculo, consideram-se todos os processos que permitem que o produto esteja pronto para a venda. Isto é, custos da produção do produto, estoque, embalagens, serviço de entrega, trabalho gerado para a produção desse produto, SAC e marketing. Lembre-se de que no valor pago pelo cliente também é preciso incluir o custo do frete.