Se para você Marketing de Conteúdo é apenas uma expressão bonitinha, uma dica: em 2014, é bom dar muito mais atenção a ele. No ano passado, o Marketing de Conteúdo já se destacou, mas a verdade é que em 2014 ele ganhará maturidade.
Marketing de Conteúdo é a produção e o compartilhamento de informações relevantes com o objetivo de construir uma relação de confiança, branding e sentimento positivo, que cria as bases para um relacionamento comercial de longo prazo com atuais ou novos clientes. Você educa as pessoas para que gostem e confiem em você o suficiente para fazer negócios com você. Ou seja, o foco principal do Marketing de Conteúdo é a construção de um relacionamento, e não simplesmente a venda.
Muitas empresas estão contratando profissionais para ocupar funções específicas em seus organogramas com foco em conteúdo. Será cada vez mais comum se deparar com cargos de Diretor de Conteúdo, Gerente de Conteúdo ou similares. Sendo assim, sua empresa precisará de alguém cuja única responsabilidade será planejar uma estratégia de conteúdo, executá-la e mensurar o impacto em relação às metas.
Um bom profissional de conteúdo deve possuir uma excelente habilidade de escrever e de se comunicar, competência para avaliar conteúdo visual, um perfil analítico para encontrar sentido e relevância nos dados, conhecimento de SEO e estar atento às principais tendências do momento.
Esses profissionais devem se concentrar na criação de conteúdos novos, inéditos e com relevância. Ao mesmo tempo, devem possuir capacidade para selecionar o melhor conteúdo a partir de várias fontes, executando a tarefa como a de um curador, criando novos conteúdos personalizados e altamente segmentados.
A partir de agora, será necessário investir mais em tempo e orçamento na produção de grandes conteúdos em vez de dedicar o mesmo período e custos à produção de vários conteúdos menores. Ou seja: mais profundidade e qualidade, com informação relevante e enriquecedora.
Não por acaso, uma pesquisa realizada no ano passado pelo Custom Content Council, nos Estados Unidos, apontou que 61% das pessoas entrevistadas se sentiram melhor sobre uma marca quando ela fornecia conteúdo personalizado, e que estariam mais propensas a comprar produtos dela.
Se você produz e entrega um conteúdo interessante que educa, diverte ou que inspira as pessoas, vai aos poucos evangelizando seus clientes à sua marca e estes estarão cada vez mais dispostos a aumentar o alcance do seu conteúdo, compartilhando por e-mail ou redes sociais, o que o ajudará a melhorar sua classificação nas ferramentas de busca. As pessoas vão começar a olhar para você como uma fonte confiável de informação. Isso dará credibilidade à sua empresa. Você vai inspirar mais confiança e autoridade em sua área, e é dessa forma que o Marketing de Conteúdo irá ajudá-lo a criar valor para sua marca, mais visitas ao seu site e mais oportunidades de vendas com um custo de aquisição de clientes menor do que aqueles que não o fazem.
Ouça seus clientes, converse com seus fornecedores, fale com seu departamento comercial, solicite ao SAC as dúvidas mais frequentes, mesmo as que não estejam diretamente relacionadas aos produtos que você comercializa. Quando você começa a descobrir com o que os seus clientes se preocupam, você tem a chance de contar histórias que mostrarão a eles como sua empresa está atenta.
Há um exemplo muito bacana envolvendo a Coca-Cola nos Estados Unidos, que possui bons cases quando se trata de Marketing de Conteúdo e de contar histórias. Por meio da análise de dados, a empresa identificou que o termo mais procurado na busca do seu site era “bolo Coca-Cola”. Aproveitando-se dessa informação, a empresa inseriu no site um filtro para alimentos e “bolo” tornou-se a categoria número um.
Pense no conteúdo como um produto excelente que você entrega de graça. Assim, o Marketing de Conteúdo o ajudará a atrair leads e a converter leads em clientes, e clientes em compradores recorrentes. Você e a sua empresa precisam de clientes satisfeitos.