Como o atendimento ajuda a fidelizar clientes?
Posso ajudar?
Embora existam diversas táticas que podem auxiliar a atingir esse objetivo, uma das mais importantes e conhecidas, mas, ao mesmo tempo, menos lembradas, é a do atendimento. A maneira como o consumidor é atendido impacta diretamente nesse sentimento de pertencimento e valorização da relação cliente-marca, refletindo, assim, nas chances de sua fidelização. Prova disso é o interessante dado novamente trazido por Philip Kotler: “Dos clientes que registram uma reclamação, entre 54% e 70% voltam a fazer negócios com a empresa, se suas reclamações forem resolvidas. O percentual chega a 95% se eles sentirem que foram atendidos rapidamente”. Esses números são extremamente importantes, pois mostram o grande poder de “virada de jogo” que o bom atendimento tem. Afinal, a maioria das pessoas que registram uma reclamação estão dispostas a adquirir outros itens ou serviços daquela empresa, caso suas dores sejam solucionadas.Quanto mais humano, melhor!
Assim como todas as áreas de negócio, a forma de atendimento também foi modificada pelos avanços tecnológicos. Afinal, o cliente espera um atendimento de excelência, imediato e disponível em vários canais de comunicação. Nesse ponto, estratégias como chatbots e serviços de e-mail são ferramentas muito utilizadas para manter um contato mais dinâmico com o cliente. Porém, embora eficientes, possuem suas limitações, e isso fica claro quando o cliente solicita que o atendimento seja transferido para um agente humano. A abordagem humanizada é uma das principais estratégias para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes. Segundo o estudo “Experiência é tudo: Descubra o que realmente importa para o seu cliente”, de 2018 da PWC, “68% dos brasileiros e 75% dos consumidores globais esperam interagir mais com pessoas do que com serviços automatizados”. Esse tipo de contato é baseado na empatia, visando a acolher e, muitas vezes, a amparar o consumidor em um momento de dor e frustração, fornecendo uma solução que aproxime e melhore a relação da empresa com o cliente, contribuindo para uma melhor experiência de compra.Mas calma! A tecnologia não é inimiga!
É importante lembrar que humanizar o atendimento não significa deixar de utilizar tecnologias, muito pelo contrário. Como já comentado, a tecnologia está cada vez mais presente nas etapas de atendimento e pode ser uma importante facilitadora nesse processo. O ponto fundamental é conciliar as tecnologias e o atendimento humano, mapeando toda a jornada do cliente e verificando quando e como cada opção deve ser utilizada, tomando como premissa que, apesar do uso da automação, deve-se sempre garantir a possibilidade do contato com um atendente humano quando este for solicitado pelo cliente. Hoje, por exemplo, diversas empresas utilizam essa combinação de maneira muito interessante, pois apresentam a seus clientes a possibilidade de tirar suas dúvidas com um chatbot por meio do WhatsApp. Graças à grande velocidade no tempo de resposta inicial pelo lado do atendente e à familiaridade com a ferramenta por parte do consumidor, essa é uma interessante alternativa de suporte ao cliente, uma vez que permite tanto um atendimento de alta qualidade quanto uma ótima experiência de venda. Na grande maioria dos casos, após a primeira interação com o chatbot, um menu de opções é oferecido, como no exemplo abaixo: 1. Fale com um consultor 2. SAC e/ou dúvidas sobre trocas ou devoluções 3. Informações sobre produtos 4. Informações e rastreamento do seu pedido Caso o consumidor escolha a opção 1, por exemplo, o atendente virtual muito provavelmente retornará com uma mensagem do tipo: “Aguarde um instante enquanto transfiro seu atendimento para um consultor”. Então, cerca de alguns minutos depois, o cliente é transferido para um atendente humano, com quem pode sanar as dúvidas restantes e até ficar mais confortável para realizar uma compra.Esteja onde seus clientes estão!
Mais um ponto importante sobre o atendimento ao cliente é sua disponibilidade nos canais de comunicação mais utilizados pelos consumidores daquela marca. Segundo o estudo Global State of Multichannel Customer Service Report, da Microsoft, “85% dos clientes brasileiros apresentam uma visão mais favorável de marcas ou organizações que respondem perguntas, elogios ou reclamações nas mídias sociais.” Esse é um número impressionante por si só, mas ganha ainda mais relevância quando comparamos com outros países, como: Reino Unido (43%), Japão (44%) e Estados Unidos (50%).De 0 a 10, que nota você dá para o meu atendimento?
Essa é uma das frases mais ouvidas ao final de um atendimento. Isso porque é a forma como é realizada a avaliação do indicador NPS (Net Promoter Score), que representa a diferença entre a porcentagem de clientes satisfeitos e insatisfeitos, segundo a seguinte escala:- Nota de 0 a 6 - Cliente detrator: encontra-se muito insatisfeito.
- Nota de 7 a 8 - Cliente passivo: encontra-se indeciso, ainda sem opinião formada.
- Nota de 9 a 10 - Cliente promotor: encontra-se altamente satisfeito.
Encerrando o atendimento
Não existe uma receita pronta de como prestar um bom atendimento ao consumidor, embora existam algumas boas práticas que podem auxiliar neste processo:- Praticar a empatia: seja durante o processo de compra ou no pós venda, deve-se sempre ter em mente que o cliente necessita de auxílio, e por isso é importante tratar essa dor com o máximo de atenção.
- Comunique-se da forma adequada: a comunicação deve ser sempre clara, sem ruídos. É importante lembrar que muito provavelmente o cliente não possui o mesmo nível de conhecimento sobre o serviço/produto que o atendente. Por isso, cuidado com termos ou expressões mais técnicas.
- Colher feedbacks: o processo de atendimento deve estar em constante aprimoramento e os feedbacks, principalmente os negativos, são essenciais para isso.
- Capacitar a equipe de atendimento: avaliar como está o seu processo e estar aberto a novas tendências são essenciais para manter um bom serviço. Nessa linha de aprimoramento, é fundamental oferecer treinamentos aos seus colaboradores para que eles estejam sempre capacitados para oferecer o melhor atendimento possível.
- Estar presente: a empresa deve ter seus canais de comunicação à disposição de sua audiência justamente nos locais onde ela se faz mais presente. Algumas opções: Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp, telefone.