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Como funciona o fulfillment para e-commerce: passo-a-passo completo

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A logística é um dos grandes desafios das operações digitais hoje. E o fulfillment para e-commerce foi uma das soluções criadas para sanar a demanda por processos mais eficientes e menos custosos.

Por perceber que muitos empreendedores ainda não dominam esse assunto e, por isso, não compreendem a sua importância, decidi escrever nesta matéria as etapas que fazem parte do processo de fulfillment.

Imagem de uma mulher escaneando um produto

Especialista apresenta as etapas que fazem parte do processo de fulfillment para o e-commerce.

No primeiro artigo sobre esse tema, iniciei explicando o básico e hoje quero te mostrar como utilizar na prática o order fulfillment no seu e-commerce.

Fulfillment para e-commerce: por que utilizar?

São inúmeros os benefícios de apostar em um serviço de Order Fulfillment para o seu e-commerce. Ao utilizá-lo, você ganha eficiência na gestão do seu negócio e este pode ser um dos pontos de virada da sua operação digital.

Com um processo de fulfillment cuidadosamente desenvolvido e bem pensado, suas despesas são reduzidas, seus produtos são entregues com mais rapidez e seus clientes têm uma experiência de compra excepcional.

A eficácia dessa prática garante uma entrega pontual, melhora a satisfação do consumidor e promove fidelidade à marca. E todos esses fatores vão apoiar seus esforços de retenção de clientes, potencializando seus resultados.

Como funciona o fulfillment para e-commerce

Para começar, vamos revisar as etapas padrão que abrangem um fulfillment para e-commerce. Em muitas operações, ele funciona seguindo o passo-a-passo a seguir:

1 – Recebimento

Em processos de logística tradicionais, o lojista recebe os produtos do fornecedor em seu próprio endereço e, a seguir, faz a expedição dos itens ao Centro de Distribuição, onde eles sairão para a entrega ao cliente final.

Mas todo esse caminho não é necessário quando contrata-se um serviço de fulfillment para e-commerce, pois alguns centros recebem os produtos diretamente do seu fornecedor.

2 – Armazenagem dos produtos

Com os produtos já entregues no centro de fulfillment, eles serão armazenados no galpão do operador conforme as diretrizes de estocagem da empresa.

A alocação correta dos itens é essencial para otimizar o processo de busca dos produtos vendidos e agilizar a entrega dos pedidos. Essa etapa é essencial principalmente para os lojistas que possuem um volume de vendas alto e precisam ter um centro eficiente e bem organizado.

Nesse sentido, empresas que ainda não possuem o know-how de mercado para operacionalizar esta etapa de forma assertiva podem se beneficiar ainda mais de um serviço de fulfillment para e-commerce.

3 – Recebimento dos pedidos

Assim que uma compra é efetuada no sistema da sua Loja Virtual ou na sua conta em uma plataforma de Marketplace, o centro de fulfillment recebe um aviso acusando a venda do produto.

A partir dessa informação, a empresa fica responsável pela separação, embalagem e expedição do pedido até o cliente final.

4 – Separação

O primeiro passo após o processamento do pedido é a separação da mercadoria adquirida. Nesta etapa, o operador fica responsável por localizar o produto dentro do estoque e separá-lo para a preparação.

Assim como é preciso apresentar uma estocagem organizada e bem estruturada, é necessário ter muito cuidado na fase de separação para que não ocorra o envio de produtos trocados ou incompletos.

5 – Preparação

Produtos separados, é hora de prepará-los para o envio com a embalagem adequada e os complementos necessários.

Assim como nas demais etapas, é preciso ter conhecimento dos pacotes mais indicados para cada categoria de produto, a forma de embalo e os cuidados necessários para que o pedido chegue intacto ao destino final.

6 – Expedição

Em posse do pedido separado, embalado e pronto para a entrega, o pacote deve sair para expedição até o endereço do cliente final. Esta etapa é a que o vendedor deve se assegurar de realizar a entrega dentro do prazo estipulado e garantir a integridade dos produtos adquiridos.

Por isso, contar com um centro de fulfillment para e-commerce para ser uma boa estratégia para se certificar que os pedidos chegarão ao cliente da melhor maneira possível, garantindo sua satisfação e entregando uma experiência de compra excepcional.

7 – Pós-venda

Algumas empresas que oferecem o serviço de fulfillment para e-commerce realizam também atendimento ao cliente pós-venda. Eles coletam feedbacks e avaliações acerca da experiência de compra com o vendedor.

Além disso, elas ficam responsáveis pelo processo de logística reversa em caso de troca ou devolução. Essa etapa afirma a confiabilidade e a segurança para seus clientes, fortalecendo a imagem da marca na internet.

Comunique-se com eficiência

Por último, quero deixar uma das dicas mais valiosas que considero: comunique-se com o seu cliente. Ao longo de todo o processo, você deve manter uma comunicação próxima com seu consumidor.

Mas atenção: também não estou falando de um simples e-mail de “Obrigado pelo seu pedido”. Estou me referindo à uma comunicação atualizada, sob demanda e em tempo real sobre o status do pedido, desde o seu recebimento e processamento até o envio e entrega.

E então? Conseguiu visualizar um pouco mais sobre como aplicar o fulfillment para e-commerce? Espero que você esteja gostando dessa série de conteúdos e que esteja te ajudando a dar novos passos em sua empresa.

Na semana que vem eu vou explicar sobre como o Mercado Livre trabalha o fulfillment e porque ele é das maiores referências brasileiras no assunto!

Por isso, deixe anotado aí na agenda para conferir tudo e aprender muito mais!

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