Ferramentas de marketing on-line para e-commerce
Muitos empresários, quando começam a operar on-line, sentem que os métodos tradicionais de promoção não são tão eficientes quando se trata de comércio eletrônico. Assim, consideram investir no marketing digital. O problema é que, por ser uma área relativamente nova, eles muitas vezes não sabem exatamente por onde começar ou quais são as opções disponíveis no mercado e quais são as mais adequadas para o as suas necessidades. Com este post, esperamos apresentar alguns canais e formas de divulgação aprovados pelo mercado pela sua eficiência. Mais detalhes serão dados em posts futuros.
Uma das grandes divisões do marketing on-line é o SEM (Search Engine Marketing), que engloba todos os tipos de divulgação feitos em volta dos mecanismos de busca. As principais modalidades que formam o SEM são:
- Anúncios patrocinados: Textos promocionais associados a palavras-chave, com links para páginas relevantes. Um exemplo dessa modalidade é o Google AdWords. Tremendamente efetivos para levar clientes para dentro das lojas, mas sua estratégia precisa ser muito bem definida, pois cada clique é pago, e sem produtos de qualidade ou preços competitivos, não há retorno, somente gastos.
- Otimização para buscas orgânicas: O famoso SEO. Basicamente, trata-se do processo de adequar um site para ser “lido” com a maior eficiência possível pelos mecanismos de busca, além de refinar e focar seu conteúdo para máxima relevância, o que é considerado fundamental pelo Google.
Uma solução de marketing anterior ao SEM, mas ainda muito eficiente, é o E-mail Marketing, onde promoções ou ofertas de serviço são enviadas diretamente para o endereço dos clientes. Originalmente era um processo longo e complicado, mas com ferramentas de envio em massa e segmentação avançada, o envio de E-Mail Marketing se tornou altamente efetivo e relevante.
Uma tendência fortíssima que tem recebido muita atenção do mercado é o marketing de conteúdo. Ele é feito através da criação de conteúdo on-line, que pode ser em forma de textos de blog, e-books, vídeos ou até mesmo Podcasts. Além de trazer tráfego focado para seu site, promove-se o seu produto ou serviço ao mesmo tempo, inclusive melhorando o posicionamento da sua marca na busca do Google.
As mídias sociais também são uma forma de marketing que está crescendo assustadoramente. Cria-se uma fan page no Facebook para interagir com o público, divulga-se material interessante no Twitter e posta-se vídeos informativos no Youtube, tudo objetivando uma maior mind share junto ao público em geral. Sua função, porém, não é estritamente a de marketing, mas sim a de algo intermediário entre marketing, publicidade e relações públicas, com uma ênfase grande em branding.
Independentemente da forma de marketing escolhida, ela deve ser mensurada da forma mais detalhada possível. A ferramenta mais popular para métrica on-line é o Google Analytics , que atende às necessidades da maioria dos sites com folga.
Esperamos que este post seja uma porta de entrada para empresários que estão começando a pensar no marketing eletrônico para seus negócios on-line. Para mais detalhes ou dúvidas, entre em contato com o departamento de Marketing da Bis2Bis. Com certeza você fará a escolha mais acertada para as suas necessidades!