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Fazendo o planejamento do seu e-commerce para as datas sazonais do primeiro semestre de 2024

Por: Helena Vito Costa

Diretora de E-commerce na Infracommerce

Há mais de dez anos no mercado digital, com experiência em áreas de atuação como planejamento, compras, operação, performance e novos negócios é focada em CX, processos e comunicação de alto nível para acelerar a transformação digital e tornar desejos estratégicos em resultados tangíveis. Formada em Negócio da Moda pela Anhembi Morumbi, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui inglês fluente e espanhol avançado, tendo experiência profissional LATAM e com vivência na Cidade do México - MX.

O ano começou, e já é hora de arregaçar as mangas e passar a planejar as ações do seu e-commerce para 2024. Afinal, o planejamento é um mantra que você deve carregar para alcançar o sucesso nas vendas online. Nada, absolutamente nada na sua loja online, deve ser feito sem uma preparação ou um alinhamento de estratégias e metas.

Planeje as datas sazonais do seu e-commerce nesta primeira metade de 2024.

Então, para iniciar 2024 com o pé direito, é importante fazer o levantamento das principais datas sazonais do primeiro semestre, uma vez que elas podem ser um bom guia para montar o seu calendário de campanhas comerciais. Neste artigo, vou orientar você sobre como planejar as datas sazonais do seu e-commerce nesta primeira metade de 2024. Vamos lá!

Como definir uma data sazonal

Antes de sair montando o seu calendário de 2024 para e-commerce, é preciso entender que uma data sazonal é diferente de uma data comemorativa. Isso porque a sazonalidade é totalmente voltada para o varejo e para o impulsionamento das vendas, sendo que, justamente por isso, ela também pode ser chamada de data comercial. Aqui, temos como exemplo do primeiro semestre o Dia do Consumidor (15/3).

Por outro lado, a data comemorativa pode envolver algum evento histórico, uma celebração ou até mesmo o dia de alguma profissão. Nesse contexto, é possível citar o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Dia das Mães (12/5) e o Dia do Comerciante (16/6), respectivamente.

Mesmo que cada nomenclatura tenha uma definição diferente, em algum momento, uma data comemorativa também se torna uma data comercial, como é o caso do Dia das Mães. Toda a necessidade do cliente em prestar uma homenagem à mãe se materializa em forma de presentes, o que movimenta o varejo como um todo e faz dessa sazonalidade uma das mais lucrativas do ano.

Datas sazonais do primeiro semestre

Na hora de mapear as datas sazonais do primeiro semestre de 2024, há algumas que são bem-vindas para grande parte dos segmentos de e-commerce. Entre elas, estão:

– Ano Novo – 01/01;
– Carnaval – 13/02;
– Valentine’s Day – 14/02;
– Dia Internacional da Mulher – 08/03;
– Dia do Consumidor – 15/03;
– Início do Outono – 20/03;
– Páscoa – 31/03;
– Dia do Frete Grátis – 28/04;
– Dia das Mães – 12/05;
– Dia do Orgulho Nerd – 25/05;
– Dia dos Namorados – 12/06;
– Início do Inverno – 21/06;
– Dia de São João – 24/06;
– Dia do Orgulho LGBTQIA+ – 28/06.

Mas atenção. É sempre importante identificar se cada data comercial faz sentido para o seu nicho de atuação, se conversa com o seu público-alvo e se está de acordo com as diretrizes da sua empresa. Por exemplo, se você tem um e-commerce de bebidas, certamente o Carnaval será uma ótima oportunidade de vendas. Agora, se o seu setor é o de chocolates, o Dia dos Namorados e a Páscoa serão momentos em que um investimento a mais vale a pena. E assim por diante.

Como preparar sua loja online para 2024

Com todas essas informações, fica ainda mais fácil planejar as ações do seu e-commerce para 2024. Além disso, para ter sucesso no digital, é interessante estar por dentro das tendências de e-commerce que podem influenciar o seu calendário comercial do primeiro semestre.

Entre as principais tecnologias que estão em alta é possível citar a inteligência artificial aliada ao uso de dados de forma estratégica. Essa tecnologia pode te ajudar a otimizar e automatizar sua precificação, fazer recomendações de produtos cross-sellings e up selling, otimizar o supply chain utilizando a IA para monitorar e recomendar abastecimentos, assim como o aprimoramento da jornada de compra com recursos omnichannel, a pesquisa de produtos por voz e imagem, entre outras.

Nas datas comerciais, especificamente, também é preciso estar atento a alguns pontos que contribuem para a experiência do cliente e para o aumento de demanda repentino, principalmente em sazonalidades que impactam o mercado em grande escala, e que requerem um planejamento de alto nível. Aqui, gostaria de destacar a oferta de entregas no mesmo dia da compra (Same Day Delivery), uma boa estrutura logística para dar conta do aumento de demanda, e uma equipe de SAC bem treinada para atender os consumidores no pós-vendas.

Tudo isso colabora para que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra, independentemente se ele estiver realizando um pedido em uma data sazonal ou não. Então, coloque já todas essas dicas em prática e comece o ano saindo na frente da concorrência.