Os blogs são canais de comunicação indispensáveis para conectar as empresas a seus respectivos públicos-alvos. Eles ajudam a construir uma autoridade digital que atrai mais tráfego e, consequentemente, geram mais vendas.
As pautas de blogposts são essenciais para direcionar a comunicação do negócio. Neste artigo, você vai encontrar dicas valiosas para criar pautas eficientes, bem escritas e estruturadas para fazer o seu e-commerce prosperar. Continue lendo e coloque em prática no blog do seu e-commerce!
Importância do blog corporativo
Em um cenário digital cada vez mais competitivo, muitas empresas têm investido na criação de blogs como uma ferramenta de marketing para aumentar as vendas, destacar seus produtos e ter um diferencial competitivo.
Os principais motivos para investir na criação e gerenciamento de um blog para e-commerce são:
– mais conversões pela presença digital que o deixa à frente da concorrência;
– reforça os atributos positivos do seu negócio, serviço ou produtos;
– aumenta o alcance para atrair leads qualificados;
– educa o consumidor, gera conexão e reciprocidade;
– aumenta conversões e contribui para fidelizar o consumidor.
Tudo começa pela pauta ou, em outras palavras, o assunto que será abordado no blog. Além de uma boa escrita, criatividade e conhecimento das boas práticas de SEO, a criação de conteúdo para blogposts segue o passo a passo da estrutura de pauta a seguir:
1. Conheça o seu público
Para que seu conteúdo seja encontrado por consumidores com potencial para se relacionar com a marca ou investir nos produtos, além de conhecer o seu negócio e o mercado digital, é preciso definir qual é o seu cliente ideal.
Imagine uma persona, um consumidor fictício com características relacionadas ao seu segmento. Investigue quais seriam os principais interesses desse público, o que ele procura, quais suas dores e necessidades. Assim, é possível elaborar a estratégia mais adequada para as pautas.
2. Busque assuntos relevantes para o seu nicho
Se você já consegue visualizar e entender pelo que seu público se interessa, comece a pensar em temas e questionamentos pertinentes para esse nicho. Considere que há muita informação na internet e, para cumprir o papel de informar, envolver e interagir com os consumidores, é preciso falar sobre temas que eles se interessam em ver.
Um blogpost pode fazer parte de todas as etapas do funil de vendas. No topo, pode cultivar uma boa relação e estreitar laços entre público-marca, através de conteúdos mais leves e dinâmicos.
No meio de funil, a pauta de blogpost pode ser direcionada para um conteúdo mais detalhado e específico. Já no fundo de funil, pode incluir cases de sucesso, depoimentos e outros elementos que transmitam credibilidade, com o objetivo de concluir a venda (conversão).
3. Pesquise e tenha boas referências
A credibilidade é fator determinante para a decisão de compra e o bom desempenho do blogpost. Por isso, você precisa transmitir verdade e confiança no que escreve. É preciso passar um certo tempo pesquisando sobre o assunto, entendendo como outros blogs e especialistas falam do tema, buscando agregar conhecimento com originalidade, um diferencial e tanto para a otimização do site.
Um dos fatores relacionados aos critérios para o ranqueamento em mecanismos de pesquisa incluem conteúdos de altíssima qualidade. Os backlinks também são úteis e, basicamente, são links de outros sites que o Google interpreta como confiáveis. Quando seu blog é visto como referência, isso com certeza aumenta a pontuação de autoridade.
4. Técnicas de SEO e palavras-chave certas
Quando o blog inclui títulos, subtítulos e palavras-chave atraentes, relacionadas a reais intenções de busca, é como se servissem de caminho para conduzir o cliente ao seu e-commerce. Criar conteúdos ricos e relevantes não depende somente da criatividade. É preciso contar com o conhecimento em SEO para ter melhores posições no Google de maneira orgânica.
Existem muitas ferramentas que ajudam a planejar as palavras-chave e a encontrar os termos mais relevantes para incluir no conteúdo, e algumas delas são gratuitas. Use-as com bom senso, evite que o texto fique repetitivo e faça com que a inclusão dessas keywords façam sentido. Assim, seu site vai obter mais visitas e chegará cada vez mais perto de estar entre os primeiros resultados do Google.
5. Capriche nos títulos
O título e a meta description são o cartão de visitas do seu conteúdo na vitrine do Google e precisam chamar a atenção do leitor. Antes de publicar o conteúdo, pense em mais algumas opções de títulos e permita que a imaginação flua a fim de experimentar muitas combinações de palavras até que você determine qual delas é a melhor.
Lembre-se de ser verdadeiro e realista, ou seja, crie um título que chame a atenção do leitor, com cuidado para que as promessas sejam cumpridas no decorrer do conteúdo. Evite clickbaits ou armadilhas sensacionalistas para obter mais cliques. Considere o quão frustrante pode ser para o leitor não ter suas expectativas atendidas – isso pega mal para o negócio e para a estratégia de rankeamento.
6. Blogposts levam tempo e exigem paciência
O empreendedor sabe mais do que ninguém o quanto pode ser difícil dar conta de todas as demandas e ainda ter criatividade, técnica e, principalmente, tempo disponível para se dedicar à produção de blogposts que engajam.
Os resultados não surgem da noite para o dia. Pelo contrário, levam tempo e é preciso acompanhar a performance para identificar pontos fortes e de melhoria para as próximas pautas. Não tenha pressa e nem medo de errar. Afinal, testar e identificar pontos de melhoria contribuem para aprimorar a produção e obter melhores resultados.
7. Conte com um profissional especializado
Receber consultorias de marketing de conteúdo, ou delegar essa função para um profissional ou agência especializada na redação publicitária para SEO, é uma boa ideia, pois ele tem habilidade e capacitação para aplicar estratégias de blog ao e-commerce.
Encare como um investimento com retorno garantido. Se você não pode investir muito no momento, pode contar com um redator freelancer para produzir um conteúdo impecável, gastando pouco.
8. Organização é muito importante
Você pode ter todas as ferramentas ao seu dispor, mas se não se organizar, dificilmente conseguirá ter controle do que foi feito. Portanto, utilize ferramentas que ajudem na organização e elabore um calendário de pautas, que pode ser anual, mensal ou dividido da forma que faça mais sentido para a sua demanda.
Inclua datas comemorativas que façam sentido para seu negócio e busque registrar tudo para poder consultar sempre que for necessário. Além de ajudar na boa execução dos processos, essa organização contribui para registrar o que já foi feito e evitar repetições.
A última dica é: ao final de cada blogpost, busque sempre concluir bem o que foi abordado no conteúdo e, sempre que possível, inclua CTAs envolventes. A chamada para ação serve para incentivar o leitor a fazer algo no seu site, como clicar em um cadastro, compartilhar ou adquirir e concluir o checkout no carrinho.
Há muito mais a se falar sobre a estruturação de pautas de blogposts para e-commerces. Portanto, mantenha um perfil curioso, busque estar sempre atualizado com as novidades e ferramentas para produção de conteúdo digital ou economize tempo com o apoio de profissionais especializados nesse objetivo!