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Estratégia simples e excelentes resultados: case Black Friday 2023 de captação de e-mails

Por: Diego Santana

Especialista em Performance para E-Commerce

Diego Santana é Gestor de Performance, Especialista em Growth para E-Commerce, Professor/Palestrante, atua no comércio eletrônico desde 2006 e oferece soluções para Gestores e Lojistas melhorarem os resultados das vendas on-line. Em 2023, ajudou a realizar mais de R$770 milhões em vendas digitais.

Neste artigo vou te mostrar o que fizemos para ter um crescimento de 347,37% na captação de e-mails para a Black Friday 2023, com uma estratégia absurdamente simples, envolvendo cupons e uma página de captura. 

Bora nessa?

Estudo de caso: morreu, mas passa bem – Caso Rocket 2023

De acordo com a HubSpot, o e-mail pode potencializar em 3,5 vezes mais vendas e taxa de conversão no e-commerce. Ou seja… um caminho para mais Performance.

Mesmo com o mercado declarando que o e-mail marketing já era, eu digo com segurança que ele não só potencializa as vendas e taxa de conversão, como potencializa também: 

  • Branding
  • Sessões
  • Tempo de Navegação no Site
  • Taxa de Conversão 
  • Retorno do Investimento

O Cenário

Para um de nossos clientes, captávamos, em média, 190 novos e-mails por dia. 

No entanto, considerando que durante a Black Friday nosso ticket médio aumenta e que, com o e-mail, temos uma previsibilidade maior de vendas (já que conhecemos a taxa de conversão média desse canal), precisaríamos aumentar essa captação para pelo menos 850 novos e-mails por dia.

Um desafio e tanto, acompanhado de uma grande questão: como alcançar esse objetivo sem depender exclusivamente de tráfego?

O Problema

Analisando o AutoComplete do Google e a pesquisa pelo nome do nosso cliente, percebemos que havia uma alta frequência de pesquisas combinando “Cupom” com o nome da nossa empresa.

E a questão é que, quando essa combinação era digitada, não apareciam resultados oficiais nossos.  Pelo contrário, surgia uma infinidade de sites falsos de cupons, fazendo algo que nós não estávamos fazendo: captando e-mails em troca de um cupom de desconto ❌

O cliente, assim como muitas lojas, oferecia apenas um cupom para primeira compra diretamente na home page – uma página que, por si só, atrai um número limitadíssimo de visitantes. 

E foi a partir desse insight que começamos a moldar uma nova estratégia.

A Solução

Pensamos em um plano de solução super simples, mas muito poderoso.  Desenvolvemos uma Landing Page com o domínio do cliente e cupom, e o resultado foi esse:

Acesse a landing page: https://www.liquidostore.com.br/institucional/cupom-de-desconto 

A estratégia foi indexar essa página e investir em Google Ads para impulsioná-la. Assim, ganharíamos relevância e teríamos um ponto de referência para quem estivesse buscando por uma oferta naquele momento.

O Resultado

Captação de e-mails: tivemos um aumento considerável. Com um pequeno investimento em tráfego para potencializar, incorporamos também estratégias para elevar o ticket médio. 

Meta de captação diária: alcançamos o número ideal, a meta de 850 novos e-mails por dia, estabelecendo uma base sólida para a nossa Black Friday de 2023.