Talvez não tão popular como a inteligência artificial, a tal “buzzword” do momento, há outro conceito que inclui a IA na gestão eficiente de e-commerce: o full commerce. Mas não se engane, essa não é uma ideia que fica apenas no papel, ela coloca a mão na massa de ponta a ponta da operação digital, e envolve iniciativas conjuntas para elevar a experiência de compra.

Aqui, então, está o pote de ouro: por ter uma atuação 360, o full commerce é extremamente escalável, o que está em linha com a evolução constante do e-commerce. Veja: 53% dos clientes compram online todo mês (de acordo com uma pesquisa recente do Mercado Livre). Além disso, a tendência é de que o setor continue em uma crescente nos próximos cinco anos (segundo a projeção da ABComm).
Justamente por isso, a gestão integrada de e-commerce é um investimento certeiro e tão atual quanto a aplicação isolada de IA. Quer saber como isso é possível? Acompanhe este artigo e entenda de uma vez por todas como o full commerce pode trazer eficiência operacional e redução de custos, refletindo diretamente na experiência do cliente e no crescimento das vendas online.
Utilizando o full commerce a favor da eficiência operacional
Como o full commerce é uma gestão integrada e completa de e-commerce executada por uma empresa terceirizada, uma das vantagens para os donos de lojas online é que, enquanto o parceiro especializado toca a operação no dia a dia, há tempo suficiente para focar no core business. Além disso, como todas as etapas da venda online são gerenciadas por um único fornecedor, é possível reduzir a complexidade da operação de e-commerce, tornando-a mais eficiente e econômica.
Empresas de full commerce disponibilizam processos otimizados para cada marca e nicho de atuação, que são conduzidos por mãos competentes e experientes. Assim, com um parceiro de renome no mercado, também se abrem as portas de transportadoras a nível nacional e melhores condições de entrega, por exemplo.
Então, para destrinchar as soluções que compõem o full commerce com geração de escala, vou destacar cinco áreas essenciais: tecnologia, meios de pagamento, inteligência de dados, marketing digital e logística.
Plataforma e tecnologia
A escolha da plataforma ideal para cada tipo de negócio está dentro da gestão full commerce. Uma flagship store, um marketplace out ou marketplace in? Tudo isso é definido com a orientação da empresa parceira, analisando a especificidade da marca e do público-alvo.
Já tem uma loja online rodando? A empresa terceirizada tem acesso às últimas tecnologias de mercado para aprimorar a experiência de compra, deixando a jornada do cliente ultrapersonalizada, seguindo mais essa tendência do e-commerce.
Meios de pagamento
Para 33% dos brasileiros, a segurança é o fator mais importante ao realizar compras online. Já 89% afirmam que estão abertos a testar novos métodos de pagamento. Esses dois dados, divulgados em uma pesquisa da Mastercard, revelam a importância do sistema de segurança e dos meios de pagamento para a experiência do cliente.
E quando essas duas frentes, essenciais para o funcionamento do e-commerce, estão alinhadas à estratégia de full commerce, os ganhos são ainda maiores. A partir de soluções financeiras de ponta com antifraude, sistema multiadquirência, entre outros recursos, é possível construir um negócio mais rentável e que se sustente a longo prazo.
Inteligência de dados e IA
A inteligência artificial e os dados são os assuntos do momento, mas, quando aplicados em uma gestão full commerce, eles trazem um nível de assertividade, otimização e performance que outras estratégias não conseguiriam atingir. Passando pelo marketing, pela logística e chegando até o atendimento ao cliente, essa dupla tem sido cada vez mais necessária em uma era de automatização e hiper personalização do e-commerce.
Para se ter uma ideia dos resultados que a IA e os dados trazem apenas para a logística, por exemplo, um estudo da Ernst & Young aponta que essas soluções proporcionam 35% de acurácia da previsão de demanda, por volta de 5% de aumento nas vendas e até 25% de redução de estoques.
Marketing digital
O marketing, então, entra na estratégia de full commerce promovendo as campanhas de forma personalizada, segmentada, com base na análise de dados e foco em performance. Ao ter especialistas de mercado no controle da jornada completa do cliente, pode-se conhecer o público da sua marca mais a fundo, entendendo o comportamento de compra e direcionando ofertas mais propensas à conversão.
Aqui entra toda uma expertise de conteúdo, design, CRM, CRO, SEO e o tão comentado retail media, sendo um conjunto extremamente custoso de internalizar na sua empresa. Com um marketing bem direcionado, os laços com o cliente podem se estreitar ainda mais, ao ponto de ele ter confiança e motivos de sobra para comprar online.
Logística
Ter uma logística terceirizada dentro de uma gestão full commerce traz diversos benefícios para as vendas online. Isso porque empresas desse porte geralmente possuem centros de distribuição espalhados pelo país, em pontos estratégicos e com incentivos fiscais, ampliando a capilaridade de entrega e reduzindo custos com frete.
Outro ponto em que o full commerce garante a escala do varejo digital é a comunicação mais fluida, principalmente no momento de escutar e resolver as dores do cliente. Com as equipes integradas dentro de um único fornecedor, ganha-se agilidade na resolução de problemas na entrega, ou em outros pontos da jornada de compra.
Investindo em soluções escaláveis e inovação
Depois do conteúdo deste artigo, fica claro que o full commerce é um modelo de gestão escalável para o e-commerce moderno. Mesmo com todos os benefícios apresentados por aqui, é importante entender quais são os tipos de contratação que fazem sentido para o seu negócio, ao mesmo tempo em que é preciso identificar quais tendências de mercado trazem inovação para o seu nicho.
Definindo esses dois pontos, o caminho para o sucesso das vendas online estará mais visível aos olhos e ao alcance de um aperto de mãos com um parceiro full commerce.