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Elementos vitais para colocar seu e-commerce nos marketplaces

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Os marketplaces são uma realidade no universo do e-commerce. Lojistas de todas as proporções trabalham seus produtos nessas plataformas, expandindo suas vendas e o alcance de sua marca. As vantagens são diversas: maior visibilidade, alta relevância em SEO, investimento considerado baixo e retorno considerado rápido e satisfatório.

Contudo, o varejista que deseja operar dessa forma precisa dispor de uma boa tecnologia para possibilitar a integração do seu negócio ao marketplace escolhido. Para isso, o primeiro passo é ter uma plataforma robusta e estruturada, que permita essa integração, como Magento, uma das mais populares entre os e-commerces do Brasil e do mundo, entre outros motivos, por suportar esse tipo de operação tranquilamente.

Depois, é preciso escolher o módulo de integração a ser implantado entre loja e marketplace. Atualmente, o que podemos observar a partir das experiências de vários de nossos clientes é a eficiência das ferramentas que operam via API (Application Programming Interfaces), interfaces de comunicação entre o marketplace e o módulo integrador.

Essas ferramentas atuam no sentido de, como o próprio nome diz, integrar todas as informações importantes da loja ao marketplace e vice-versa. Assim, de ambas as origens é possível saber níveis de estoque, quantidades de mercadorias vendidas, local no qual elas foram adquiridas (loja ou marketplace), proporcionando, assim, um trabalho muito mais eficiente e ágil.

Por exemplo, se o cliente adquirir – via marketplace – o último exemplar de um box de séries, automaticamente, a ferramenta atualizará os níveis de estoque – tanto na loja quanto no marketplace. Assim, se um segundo cliente interessar-se pelo mesmo box, mas, nesse caso, na própria loja, ele provavelmente receberá a mensagem de “Produto indisponível” na página da mercadoria ou ela nem sequer estará mais online no site, o que é preferível, já que a mensagem anterior corre o sério risco de decepcioná-lo.

Existem ainda módulos de integração que possibilitam uma gestão de preços diferenciada para o marketplace escolhido, a criação de grids de pedidos diferentes para loja e marketplace e várias outras funcionalidades.

Nesse sentido, as ferramentas de integração que operam via API mostram-se excelentes opções. Ainda assim, vale ressaltar a importância de um sistema inteligente de BackOffice ou uma ERP, que dará mais suporte e estrutura à operação em relação ao gerenciamento do estoque, emissão de notas ficais e demais necessidades da loja e funcionalidades disponíveis no software.

Para o empreendedor que deseja expandir seu raio de alcance, conquistar um público diferenciado, expor sua marca e, claro, aumentar seu volume de vendas, a integração aos marketplaces disponíveis no mercado é uma ótima opção. No entanto, antes de se decidir por um ou por outro é preciso pesquisar e investir no know-how de uma empresa experiente no assunto para fazer uma pesquisa de mercado de acordo com o segmento da loja e estudar a viabilidade do investimento. Além disso, vale apostar em uma instituição que disponha de tecnologias e profissionais capacitados, que possam oferecer toda a assistência necessária ao lojista, fazendo com que a integração aos marketplaces seja a melhor possível.