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Economia em desaceleração: por que você deve investir em performance de mídia?

Por: Luiz Fernando Ruocco

Nasceu no interior paulista, na pequena cidade de Águas de Prata. Em 2007, ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) no curso de Engenharia de Materiais. Em 2014, entrou na Raccoon, onde ficou por cinco anos e por lá passou de estrategista de contas até gerente de marketing e mídia, sendo responsável por gerenciar os maiores clientes de varejo e sendo pioneiro na implementação de omnichannel em seus clientes e no Brasil. Em 2019, foi para outra empresa do Grupo Raccoon, a agência full digital Rocky - selecionada em 2021 como a quinta melhor empresa para trabalhar entre as Agências de Comunicação. Por lá, ajudou a transformar o time inicial de dez pessoas que hoje conta com mais de 250 colaboradores. A empresa se fundiu ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Sir Martin Sorrell, passando a se chamar Rocky.Monks por um tempo, até a unificação das marcas Media.Monks no Brasil, quando assumiu como Manager Director em Sorocaba.

Em dezembro, o IBGE divulgou o resultado do PIB referente ao terceiro trimestre de 2023. O crescimento foi de 0,1%, uma porcentagem que surpreendeu um mercado que projetava uma queda, mas também representa uma desaceleração da economia brasileira.

O anúncio apenas consolida uma percepção que já vinha sentindo há alguns meses e ficou ainda mais aparente na Black Friday. Entretanto, dezembro é um período para usar os aprendizados de 2023 para determinar as diretrizes de 2024. Para manter a saúde financeira, algumas empresas podem optar por reduzir ou até mesmo cortar os investimentos para o departamento de marketing, mas essa não é a melhor solução para resistir ao momento de incertezas.

As possibilidades e as vantagens da performance de mídia são inúmeras e merecem o devido holofote caso discussões sobre cortes de investimento de marketing aconteçam dentro das empresas.

Os cortes na área de marketing podem fragilizar a construção da marca e atrasar a fidelização dos clientes. Além disso, as empresas podem ficar sem a estrutura necessária para implementar todos os componentes de marketing necessários em projetos robustos e estratégicos para os negócios. Um desses componentes permite que as empresas invistam menos, mas que sejam mais assertivas para garantir a conversão.

Mídia de performance como saída estratégica

Em tempos em que “menos é mais”, a mídia de performance é uma saída estratégica. As campanhas em mídias pagas têm características muito interessantes que permitem uma otimização entre a receita e o custo. Por exemplo, ao configurar uma campanha, é possível determinar qual o retorno financeiro esperado para ela. Dessa forma, podemos evitar surpresas nos resultados do negócio e alinhar o uso adequado de dados e inteligência artificial a favor dele.

Assim, a marca só paga um valor proporcional ao que foi conquistado pelo anúncio e consegue ter uma mensuração precisa da campanha e do comportamento dos usuários, insumos que podem ser utilizados em estratégias até mesmo de outras áreas da empresa.

A mídia de performance une aspectos como um bom custo-benefício, vantagem competitiva com base no uso estratégico dos resultados obtidos nas campanhas e, por consequência, mais efetividade do dinheiro investido, o que permite que as empresas invistam em outras frentes de produtos ou até mesmo em outras áreas que ajudem o negócio como um todo a crescer. Além disso, a assertividade e a segmentação que a mídia de performance proporciona é essencial para que as marcas estabeleçam conexões e ofertem seus produtos e serviços para grupos específicos de público que são mais propensos a responder positivamente à campanha.

Eficiência e IA

Em suma, as empresas aumentam a eficiência (palavra do ano para muitas empresas em 2023) enquanto preservam a sua saúde financeira. Acredito que a busca pela eficiência permanecerá no ano que se inicia e caminhará de mãos dadas com as discussões sobre a inteligência artificial.

Sob a ótica da mídia de performance, a IA pode ser uma ferramenta enriquecedora para a estratégia. Inclusive, a tecnologia já era utilizada na área de performance antes do boom que aconteceu com a tecnologia em 2023. Entretanto, a expertise humana ainda continuará a ser um fator determinante para o sucesso das campanhas. Digo isso, pois a estruturação e o refinamento da estratégia são feitos por pessoas, pois a tecnologia ainda não é capaz de otimizar essa etapa essencial para os bons resultados, ou não, da mídia de performance.

As possibilidades e as vantagens da performance de mídia são inúmeras e merecem o devido holofote caso discussões sobre cortes de investimento de marketing aconteçam dentro das empresas. É importante que os profissionais da área eduquem os demais departamentos sobre os insights valiosos, mensuráveis e interdisciplinares que a mídia de performance traz para o negócio. Isso pode ser um diferencial em um momento de desaceleração econômica. Afinal de contas, quando a economia brasileira se consolidar e aquecer, os consumidores vão se lembrar e ser fiel aos produtos e serviços que construíram conexões reais com eles.