Logo E-Commerce Brasil

Economia criativa no comércio eletrônico

O Capital Intelectual se tornou nos últimos tempos o bem mais importante na atual evolução que valoriza o ser humano no processo produtivo, e a moeda mais poderosa deste século. Qualquer negócio, hoje em dia, depende mais do conhecimento, habilidade, criatividade, imaginação e talento, do que de tecnologia e máquinas. Essa mudança fez nascer a Economia Criativa que não tem fronteiras, onde milhares de empreendedores buscam o caminho da inovação.

Não falamos mais nas máquinas que produzem as nossas roupas, falamos de moda. Não falamos apenas no processo produtivo dos carros, falamos do Design do carro. Esse conceito, onde o principal insumo é a criatividade humana, afeta todos os setores da Economia tradicional.

A Economia Criativa é uma interface entre economia, cultura e tecnologia, centrada nas pessoas com produtos e serviços com conteúdo criativo e agregado valor cultural. As atividades diretas são: Artesanato, arquitetura, Moda, manifestações populares e culturais (carnaval, festas juninas etc), audiovisual (musica, cinema e vídeo), design, indústria de conteúdos digitais (internet), jogos eletrônicos, publicidade, entre outros.

Segundo uma pesquisa recente, os profissionais da indústria criativa ganham três vezes mais do que um trabalhador comum da economia tradicional.  Rendimento médio de profissionais das artes, design, artes, musica, cultura, pesquisa, desenvolvimento e do mercado Digital, gira em torno de R$ 5mil mensais.

O Comércio Eletrônico tem papel fundamental nos empreendimentos criativos, pois coloca os produtos e serviços gerados nesta nova Economia, diretamente com os consumidores em qualquer lugar do mundo. Isso por conta de uma sociedade mais inteligente e moderna que valoriza muito a criatividade e a inovação e que já se acostumou os benefícios de comprar OnLine.

Essas ideias quando concentradas em um e-commerce, além da redução dos custos, podem gerar mais lucro na produção e no ganho de escala na venda de serviços e produtos.

Foi pensando nisso que o Portal MercadoETC.com.br  criou um MarketPlace no Brasil que conecta empreendedores e talentos criativos a compradores em busca de produtos exclusivos de Moda, Design, Artes Visuais, artes gráficas, objetos de decoração, livros, revistas entre outras, formando uma comunidade que aposta na criatividade como motor da economia.

Outro sistema que usa uma Plataforma e-commerce que ajuda esta categoria profissional é o DescolaAi.com.br que possibilita que as pessoas troquem objetos, comprem ou aluguem coisas que precisam por um tempo determinado. A venda, empréstimo ou aluguel é intermediado pelo site, que garante segurança a seus usuários.

Enfim, são diversos exemplos no Brasil e no mundo onde o Comércio Eletrônico ajuda a Economia Criativa.  Se você tem um portal ou sistema voltado ao e-commerce de produtos ou serviços criativos, deixe uma mensagem aqui com suas as dicas.

 

@JoaoKepler