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E-mail Marketing: Eficácia na transmissão e nas vendas de produtos e serviços

Por: Breno Berman

CEO e fundador da Biso. Empreendedor com mais de 10 anos imersos no universo digital, participando de inúmeros projetos de diferentes segmentos focados em e-commerce B2B. B2C, D2C em empresas como: Arezzo&Co, Ambev, L'Oreal, Unilever e entre outras. Ocupava as cadeiras de CPO e Head de CRM na Enext - WPP Company, e abraçou um novo desafio de facilitar as tomadas de decisão de todos os profissionais de e-commerce através da cultura data-driven.

Marketing é o processo de entender as necessidades e desejos de cada consumidor e desenvolver uma oferta de produtos ou serviços que satisfaça uma determinada demanda. No ambiente digital não é diferente, existe uma série de formas para por em prática essa medida estratégica, uma das melhores é o E-mail Marketing.

Segundo KOTLER, compreender as necessidades e os desejos dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns consumidores têm necessidades das quais não tem consciência. Por isso, o trabalho da Equipe de B.I é essencial para a produção de campanhas de E-mail Marketing, onde planejam ações através de análises especificas do comportamento de tipos de grupos consumidores e através dos valores que atrelam a determinada marca.

O Valor do produto ou serviço para o Cliente é identificado através da soma dos benefícios recebidos e sacrifícios incorridos pelo consumidor ao adquiri-lo. Pensando nisso, devemos mostra-lo com seus pontos de maior qualidade, em um layout desenvolvido pelo departamento de design, onde o consumidor consiga atrelar uma relação de maiores vantagens do que sacrifícios proporcionados por esse bem.

Essa relação é de extrema importância no estudo do comportamento do consumidor, em vista que sabemos um ponto de partida em que devemos trabalhar. Este processo é chamado de segmentação, onde temos como principal objetivo levar ao cliente o que ele realmente procura. Não correndo risco que no meio do processo percamos uma conversão praticamente certa. Devido a essa importância, devemos saber o que necessariamente precisamos atrelar no layout do e-mail para cada tipo de nicho.

O processo de informação implantado na criação das peças de E-mail Marketing tem como objetivo atingir o consumidor, levando em conta a forma em que são expostas as informações, onde elas prendem a atenção e como são compreendidas, de forma que se posicionem na memória dele e sejam armazenadas para uso posterior. Assim, as chances do cliente finalizar as compra aumentam ainda mais.

Portanto, a utilização de tal recurso em busca de resultados que satisfaçam as expectativas de retorno do investimento realizado, deve-se ser utilizada desta maneira. Isso irá garantir maior eficácia na transmissão e nas vendas de produtos e serviços para cada tipo de nicho de mercado que podemos trabalhar diretamente, levando ao consumidor o que realmente necessita.