Sempre que pensamos em datas sazonais como oportunidade de vendas, é preciso criar estratégias para presentes, ideias criativas para embalagens, e também anúncios para que os produtos do seu e-commerce sejam divulgados em ampla escala. Mas é também importante organizar a operação internamente, para que durante a alta demanda das vendas de Páscoa ou qualquer outra data comemorativa, o negócio proporcione boas experiências de consumo para o cliente. Afinal, esse é o grande objetivo para quem trabalha com comércio. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para preparar o seu negócio em período de alta demanda de Páscoa. Confira!
A sazonalidade e as oportunidades de venda
As datas comemorativas são momentos de oportunidade de venda, é preciso antes definir os produtos, escolher os kits e as embalagens, e precificar de maneira atrativa. É preciso entender o público para que se possa encontrar nas ofertas uma oportunidade de venda para o lojista e de boas compras para o cliente.
Porém, o foco no público muitas vezes não deve ser em si o presenteado, mas sim quem fará as compras – principalmente quando se trata de e-commerce. Se tomarmos como exemplo o Dia das Mães, o público-alvo deverá ser os filhos e até os pais, que farão as compras dos presentes, e de maneira indireta as mães, que serão presenteadas. A Páscoa, por ser uma data familiar e festiva, oferece oportunidades a serem exploradas, desde os presenteáveis, como chocolates, até outros itens de decoração, como os componentes de uma bela mesa posta.
Estratégias para não perder as vendas
A Páscoa neste ano de 2022 será no mês de abril, logo na segunda semana. Por isso, quem tem interesse em divulgar as suas ofertas de produtos, e impactar o consumidor com as diferentes estratégias de marketing, já deve arregaçar as mangas para não perder boas vendas.
No e-commerce, as compras são geralmente antecipadas para contabilizar o tempo de entrega do produto. As compras de última hora ocorrerão na semana da Páscoa, por isso, vale apostar em anúncios da sua loja e produtos para garantir as vendas.
- Invista em bons anúncios: somos impactados o tempo todo por anúncios de produtos, e é através deles que muitas compras são feitas. Vale a pena investir em anúncios com informações estratégicas sobre o seu produto a fim de gerar mais vendas.
- Venda em múltiplos canais: apostar em venda em canais variados é sempre uma estratégia eficiente. Na Páscoa, o consumidor faz a sua pesquisa em diversos canais de compra, e estar inserido em canais diversos traz presença digital para o seu negócio.
- Dê opções ao cliente: é importante que a sua loja deixe o cliente tomar as decisões a partir de opções, como preço da entrega ou a forma de pagamento. Isso traz menor insatisfação na experiência de compra, já que o consumidor pode fazer as suas próprias escolhas online.
- Aposte em uma boa entrega: é repetitivo falar, mas a entrega representa boa parte da satisfação do cliente. Eficiência, agilidade e bom preço precisam estar em equilíbrio nessa equação.
E como preparar o e-commerce para as vendas da Páscoa?
Quando se está em um período de pré-vendas, além de pensar nas estratégias de comunicação, promoções e vendas, deve-se pensar em preparar a sua loja de maneira prática, para garantir que, se houver uma explosão de vendas, o cliente será bem atendido e as entregas ocorrerão com sucesso.
Para essa preparação, algumas dicas são importantes:
- Fique atento à navegabilidade do seu site e dos canais em que está inserido;
- Antecipe as compras do seu estoque para não ter problemas de falta de produtos;
- Contate mais do que um parceiro de logística de entrega para garantir eficiência;
- Organize a sua operação através de um ERP integrado, para que a gestão do negócio permaneça sincronizada e descomplicada.
Gestão integrada para vender mais e melhor
É importante entender o papel fundamental que um sistema de gestão tem no negócio digital. Além de organizar os setores individualmente, como o financeiro, o estoque e as vendas, ele sincroniza as áreas para um trabalho mais fluido e assertivo.
A experiência do cliente deve ser sempre uma prioridade. E com uma gestão integrada, as chances de erros diminuem consideravelmente, e o consumidor passa menos tempo procurando o que comprar e recebendo o produto em casa, com segurança e agilidade.
O ERP é capaz de sincronizar as vendas e as entregas, e ainda emitir notas fiscais de maneira automatizada, já enviando para o e-mail do cliente sem gerar retrabalho e garantindo que o consumidor receba o documento no despacho da mercadoria.
No e-commerce, planejamento é tudo! Por isso, antecipe a sua organização, conte com boas ferramentas e atenda bem o seu público para que a Páscoa seja uma data importante no faturamento do seu e-commerce.
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