Logo E-Commerce Brasil

Páscoa na web: como se planejar

Por: Marco Zolet

Formado em Administração pela Universidade Católica do Paraná, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização Executiva em Finanças pelo INSPER, possui mais de 20 anos de experiência em gestão, operações e finanças em empresas como Ambev, Estre e HSBC. Fundou o Supermercado Now, que deu origem à maior plataforma de supermercado e conveniência online do país, a Americanas Mercado. Mantém-se à frente da unidade de mercado e conveniência da americanas s.a. como diretor de Americanas Mercado.

A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre e já está chegando outra vez, com muitas oportunidades para quem vende online no setor de grocery. Seu negócio está preparado para aproveitar todas elas?

Um estudo realizado pela Lett, startup especialista em trade marketing digital, mostrou que, só em 2021, entre os dias 23 de março e 11 de abril, a Páscoa na web foi responsável pela venda de mais de 600 mil produtos, faturando R$ 64,4 milhões. Esses números impressionantes representam um aumento de 136% em pedidos e 84% em faturamento quando comparados aos de 2020, e deixam claras as possibilidades para 2022.

É essencial um bom planejamento para transformá-las em vendas altas e clientes satisfeitos. Vou compartilhar com você alguns dados, dicas e pontos de atenção para garantir bons resultados nessa data que não para de crescer no e-commerce.

Cenário é otimista para os clientes e para você

Depois de quase três anos comemorada à distância, ensaiamos uma retomada da Páscoa em volta da mesa como costumávamos fazer.
Com isso, é esperado um aumento nas vendas de itens de mercado que vai muito além do chocolate: apesar de indiscutivelmente serem os campeões em seus diversos formatos – segundo a NeoTrust, os ovos de Páscoa e a categoria de bomboniere tiveram um aumento de mais de 100% e 300% na data de 2021 em comparação ao ano anterior, respectivamente -, eles compartilham a atenção do público com produtos de empórios e mercearias como bacalhau, azeite e vinhos. Diversifique seu sortimento com outros clássicos sazonais e multiplique suas chances de vender.

Não deixe para a última hora

Vale enfatizar: conquistar bons resultados em datas comemorativas exige planejamento! Ainda dá tempo de reforçar o estoque com um leque variado e quantidade suficiente de produtos, porque a demanda aumenta e o consumidor começa a procurar o que precisa cada vez mais cedo. Acompanhe esse comportamento e antecipe-se para não perder nenhuma venda.

O público está cada vez mais diverso

Clientes de todos os perfis e motivações compram itens de grocery pela Internet na Páscoa. Vemos o afetuoso que quer presentear alguém, o que compra para consumo próprio e, cada vez mais, o que busca ingredientes para fazer ovos de Páscoa em casa, seja por hobby ou para empreender. Tenha todos eles em mente na hora de criar sua estratégia e pensar em quais produtos devem compor seu sortimento.

Invista em mídia…

Por falar em estratégia, criar um plano de mídia e combiná-lo a uma campanha de branding e performance em uma data como a Páscoa pode potencializar seus resultados. Você se torna ainda mais visto por um público qualificado e muito disposto a comprar, o que fortalece sua marca e multiplica vendas o ano todo.

Opções e formatos não faltam: os produtos patrocinados tornam sua loja mais competitiva e aumentam a visibilidade dos seus itens, e o Facebook Ads faz com que sua loja impacte usuários das maiores redes sociais do mundo, por exemplo.

…e aposte no live commerce

Mais do que uma tendência, o live commerce já faz parte da vida de quem compra e de quem vende pela Internet.

O formato que combina demonstração de produtos, seus usos, benefícios e diferenciais a muito entretenimento caiu no gosto do público, aproxima lojistas a clientes e impulsiona vendas, que acontecem em tempo real e continuam altas depois de a transmissão acabar.

s://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/live-commerce/">Você não precisa de uma grande produção: basta ter um celular conectado à Internet, um lugar iluminado e disposição para interagir com o espectador. Considere fazer receitas típicas da data, como um bacalhau, ou ensine a fazer ovos de Páscoa com os ingredientes que a sua loja vende.

Lembre-se dos kits

É importante ter em mente que, no e-commerce, a compra de itens da categoria de bomboniere, que inclui trufas, bombons e coelhos de chocolate, acontece de um jeito diferente de como costuma acontecer em pontos de venda físicos, muito focada no unitário.

Ao criar kits, você eleva seu ticket médio e gera valor agregado à experiência do cliente. Pense em todos os públicos sobre os quais falamos um pouco antes. Para o que vai presentear, você pode reprecificar seus itens na compra de duas unidades ou mais. Para o que vai fazer chocolates caseiros, você pode atrelar a venda do cacau em pó a um molde de silicone oval.

A tecnologia a favor do seu negócio

Hoje, existem muitas soluções inovadoras que vão impulsionar suas vendas de grocery pela Internet durante o período de Páscoa e além dele.
O O2O integra lojas físicas e online e oferece mais comodidade ao cliente, o que, sabemos, resulta em fidelização e vendas mais altas: ele compra pela Internet e retira na loja, ganhando agilidade no recebimento do pedido, fator muito determinante em sua tomada de decisão e ainda mais importante quando falamos em itens perecíveis e de consumo.

Outro grande atrativo é o cashback, que devolve um percentual do valor da compra ao comprador. O formato de dark store também ganha espaço, e com motivo: esses lugares fechados ao público e exclusivos para o armazenamento, separação e expedição de itens vendidos online funcionam como pequenos centros de distribuição, diminuindo distâncias e prazo de entrega, e aumentando a rapidez no recebimento do pedido.

Espero que essas dicas te ajudem a conquistar resultados ainda melhores vendendo online na Páscoa de 2022. Até a próxima!

Leia também: Planejamento e estratégias para as melhores datas comerciais do Varejo