O setor de moda vem sendo um dos mais impactados pela pandemia. O fechamento das lojas físicas e dos shopping centers diminuiu o acesso dos clientes às novas coleções, ao mesmo tempo em que o isolamento diminuiu um dos grandes fatores impulsionadores de compra: a socialização. Mesmo assim, o e-commerce de moda cresceu 95,27% em 2020. Isso mostra que é hora de transformar o seu negócio para lidar com os novos tempos.
No pós-pandemia, o comportamento do consumidor não irá retornar ao que era antes. Inúmeros estudos mostram que a digitalização do varejo veio para ficar e que o consumidor gosta da praticidade de acessar lojas e escolher produtos do conforto de sua casa.
Por isso, para lidar com os desafios do presente e estar pronto para a reaceleração dos negócios quando a vacinação em massa permitir a volta a uma vida mais próxima do normal, o setor de moda precisa estar preparado.
E como fazer isso?
Passo 1: siga seu cliente onde ele estiver
A grande lição desta pandemia é que o varejo de moda não precisa da loja física para vender. Claro que, para isso, é preciso reinventar a experiência de compra, mas o principal é estar perto do cliente, esteja ele onde estiver.
Hoje, a maior parte das jornadas de compra começa em meios digitais, como buscas online, publicidade em mídias sociais e navegação em sites e aplicativos. Quem não for atrás do cliente no digital pode nem saber por que perdeu o cliente. É preciso ter alternativas para buscar o cliente fora da loja física.
Passo 2: estude novos modelos de negócios
Mesmo que as vendas na sua loja física já estejam de volta o nível pré-Covid, existem muitas possibilidades de crescimento a partir de novos modelos de negócios:
E-commerce
Ter seus produtos disponíveis para vendas online é absolutamente necessário, mesmo que seja para reconectar o cliente à loja física.
Redes sociais
Instagram, TikTok, Facebook e Pinterest são alguns exemplos de redes sociais às quais os clientes se dirigem em busca de inspiração. A partir dali, concretizar a venda em seu site é rápido, desde que a usabilidade de seu site tenha sido otimizada para o mobile.
Vender pelo WhatsApp se tornou uma tábua de salvação para boa parte do varejo. O aplicativo de mensagens tem a vantagem de permitir uma comunicação personalizada com o cliente. Lojistas que têm aproveitado essa ferramenta têm tomado alguns cuidados importantes e obtido bons resultados.
Catálogos digitais
Essa é uma ferramenta importante para impulsionar as vendas das lojas físicas. Disponibilizar um catálogo segmentado ou até mesmo personalizado de produtos, com links para o e-commerce, é uma forma de expor os produtos para os clientes, aproveitar mais ocasiões de consumo e estimular compras por impulso.
Atendimento em casa
Se Maomé não vai à montanha, então a loja vai ao cliente. Literalmente. E isso pode ser algo tão old school quanto levar uma mala repleta de produtos para que a cliente escolha em casa, com um twist: o pedido da maleta de produtos pode ser feito online, com possibilidade de curadoria pela própria loja. Tudo depende do quanto você conhece seu cliente.
Passo 3: centralize tudo em uma plataforma de negócios
Desenvolver novos modelos de negócios e canais de relacionamento com o cliente não é simples, porque aumenta a complexidade do negócio. Você pode acabar lidando com uma situação em que o vendedor da loja é também quem busca no sistema a informação para mandar um WhatsApp para um cliente e cuida de empacotar os produtos quando chega um pedido. Ao mesmo tempo em que precisa preparar o atendimento personalizado na casa do cliente e disparar dezenas de catálogos digitais. Dessa forma, isso não vai funcionar.
Centralizar suas operações digitais em uma plataforma de e-commerce integrada a um ecossistema de soluções de negócios resolve esses problemas. Essa é uma arquitetura em que cada solução se integra às demais e agrega valor à experiência do cliente:
- A plataforma de e-commerce conta com todas as informações dos produtos, como imagens, vídeos, descrições e preços. Integrada ao sistema de estoque das lojas, oferece acesso online aos produtos e evita que sejam vendidos itens hoje indisponíveis.
- O Order Management System (OMS) faz a orquestração entre várias lojas físicas e Centros de Distribuição, considerando as diferentes possibilidades de entrega de produtos. Assim, o cliente pode pedir um item para retirada na loja e tê-lo disponível rapidamente, mesmo que o produto venha de um outro ponto de venda. É mais flexibilidade para atender o consumidor.
- A plataforma de retargeting aumenta sua performance online, criando experiências de compras relevantes e personalizadas para cada cliente.
- O hub de integração aos marketplaces permite que você gerencie os anúncios publicados em várias plataformas a partir de um único dashboard, simplificando os controles e otimizando processos.
- O hub de meios de pagamento garante que todos os seus pontos de atendimento ao cliente aceitem uma série de opções, como cartões de crédito, débito, Pix, WhatsApp Pay, links de pagamento e carteiras digitais. O resultado não é apenas uma maior capacidade de recebimento, mas também a oportunidade de surpreender o consumidor ao se manter atualizado com as principais tendências do mercado.
Para o setor de moda, digitalizar seu negócio é fundamental. As transformações trazidas pela pandemia continuarão a acelerar as mudanças e somente quem for capaz de estar sempre em contato com o cliente conquistará sua preferência. Personalização, meios de pagamento e agilidade em toda a experiência de compra são as chaves para vender mais. E só consegue isso quem conta com uma plataforma de e-commerce com alta segurança, disponibilidade e integração.