Logo E-Commerce Brasil

Do tradicional ao composable: a nova era do comércio eletrônico

Por: Alisson Aguiar

Global Retail Practice Senior Director da Compass UOL

Formado em Ciência da Computação pela UPF e com MBA em Tecnologia Aplicada a Negócios pela ESPM, Alisson é Global Retail Senior Director da Compass UOL. Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado a projetos de digitalização do varejo para empresas do Brasil e exterior por meio do uso de plataformas e tecnologias de parceiros estratégicos com atuação global.

O comércio eletrônico sempre foi um campo em constante evolução, adaptando-se às mudanças tecnológicas e preferências do consumidor. Hoje, estamos testemunhando uma emocionante revolução nesse setor, que vem sendo impulsionada por uma abordagem inovadora denominada “Jornada Composable Commerce”.

A Jornada Composable Commerce refere-se a uma modernização que contribui com a evolução da arquitetura do e-commerce, tornando-a componível e divisível em funcionalidades personalizáveis de acordo com as necessidades das empresas.

Trata-se de uma filosofia de comércio digital centrada em criar uma experiência de compra personalizada e fluida para os consumidores. Ela se baseia na ideia de “composabilidade”, que permite aos varejistas online montar seus sistemas e serviços de venda com componentes modulares semelhantes às peças de lego. Essa tecnologia proporciona agilidade no acompanhamento e na incorporação de novas necessidades do mercado e dos clientes.

Implementação da jornada

Para que essa jornada seja implementada, é preciso desenvolver uma arquitetura tecnológica para as soluções de negócios digitais, como B2B, B2C, CRM e SAC, só que em blocos e independentes. Uma de suas principais vantagens é a flexibilidade, uma vez que as empresas podem escolher os módulos e componentes que atendem a demandas específicas sem que haja necessidade de aderir a sistemas rígidos, podendo facilmente adicionar, modificar ou remover elementos.

A Jornada Composable Commerce refere-se a uma modernização que contribui com a evolução da arquitetura do e-commerce, tornando-a componível e divisível em funcionalidades personalizáveis de acordo com as necessidades das empresas, a partir da utilização dos dados especializados do cliente provenientes de suas múltiplas interações.

Insights e personalização

Essa jornada facilita também a geração de insights valiosos para o negócio, porque, com a arquitetura componível, as companhias podem utilizar apenas o que é relevante para elas, transformando a plataforma de comércio eletrônico em um sistema dividido em partes distintas, como pagamentos, orquestração de pedidos e front-end, viabilizando até mesmo a implementação por fornecedores diferentes graças à integração via APIs.

Nesse sentido, a Jornada Composable Commerce propicia aos varejistas as condições necessárias para criar experiências de compra altamente personalizadas, desde a primeira interação até o pós-compra, o que inclui customização de anúncios, recomendações de produtos e muito mais.

Benefícios

A modularidade dessa aplicação tecnológica traz benefícios internos que podem se integrar facilmente aos sistemas de gerenciamento de estoque, processamento de pedidos, análise de dados e outras ferramentas essenciais, contribuindo para operações mais eficientes e econômicas. Ela facilita, inclusive, a adoção e a conexão com soluções de inteligência artificial generativa para proporcionar experiências de compras ainda mais impactantes.

Diante desses elementos, nota-se que a utilização dessa solução impulsiona a inovação constante e, à medida que novos componentes e serviços são desenvolvidos, os varejistas podem incorporá-los rapidamente em sua estrutura, mantendo as empresas atualizadas. Como a segurança é uma preocupação crítica no comércio eletrônico, a abordagem composable possibilita que os varejistas atualizem rapidamente os componentes de proteção dos dados do cliente e mantenham a confiança do consumidor.

Estamos, de fato, diante de uma verdadeira transformação no mundo do comércio eletrônico, em que a oferta de flexibilidade, personalização, eficiência e inovação nunca antes foi tão preponderante. Conforme mais organizações adotarem essa abordagem, podemos esperar uma experiência cada vez mais emocionante e personalizada na forma como compramos e vendemos online.