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Cinco dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Nos anos mais recentes, é notória a crescente procura e crescimento das compras realizadas dentro das lojas virtuais. Além disso, comerciar via marketplace possibilita que empreendedores possam iniciar ou incrementar seu negócio.

No entanto, como todo negócio, é preciso planejar e elaborar estratégias de crescimento, incluindo diversas ações de marketing. Quanto mais estipuladas, maior o percentual de acerto.

Por isso, utilizar ferramentas que organizem as ideias, verificando e validando pensamentos para encontrar soluções criativas é fundamental.

Entenda como criar estratégias de marketing para tornar o pequeno e-commerce único e saiba como se comunicar diretamente com o público potencial.

Estude seu mercado e defina sua persona

A primeira etapa, seja para pequenos ou grandes e-commerces, é estudar, definir e entender quem é o seu cliente.

É óbvio que o alcance da Internet é enorme, mas é preciso definir quem é a sua persona para que as estratégias possam ser direcionadas e terem mais chances de atingir os objetivos estipulados.

A persona é a visão ideal do público-alvo. Para construí-la, é preciso considerar itens demográficos, idade, classe social, entre outros. Inclua também suas possíveis atitudes e comportamentos.

Saber para quem se quer vender norteia decisões sobre o produto e o serviço, e, principalmente, as interações, os conteúdos e as ações de marketing.

Para e-commerces, essa etapa é ainda mais essencial. Como não há contato físico e direto, é preciso criar as plataformas centradas na usabilidade e no consumidor final.

Por isso, aposte em ferramentas que possibilitem criar e observar a disposição de uma página, realizando modificações necessárias antes da publicação.

Existem ferramentas, como o EdrawMax, onde é possível criar projetos de Wireframe e testar soluções diferentes para sites e aplicativos. Como o software conta com interface simples de arrastar e soltar, além de diversos elementos para utilizar, você não precisa ser um especialista para melhorar o seu e-commerce.

Imagem Freepik | EdrawMax

Tenha um plano para a divulgação

Geralmente, o orçamento para a divulgação de pequenos e-commerces é limitado. Por isso, invista nos canais certos e em estratégias que gerem os resultados esperados.

Conhecendo o público, torna-se mais fácil saber em quais canais e quais conteúdos oferecer. Fique alerta se o negócio enfrentar sazonalidade. Considere criar ações diferenciadas para intensificar os resultados em determinados períodos.

Reunir a equipe e realizar um brainstorm são formas eficazes de utilizar visões distintas para validar ideias e encontrar soluções que se revertam em estratégias para despertar o interesse dos usuários.

Lojas virtuais carecem de ferramentas que tornem seu atendimento mais humanitário e as aproxime de seu consumidor.

Tenha em mente que o consumidor quer se relacionar com uma pessoa, mesmo que o contato seja totalmente online.

Nessa prerrogativa, é fundamental dar um rosto à sua marca. Converse diretamente com seu público. Caso não se sinta preparado, contate uma pessoa que possa fazer esse papel.

Crie campanhas e relações personalizadas e humanas. Isso muda a forma de vender e comprar.

Crie promoções especiais e fidelize clientes

Contar com uma cartela de clientes fiéis proporciona que a empresa, seja do tamanho que for, possa realizar suas estratégias com maior direcionamento e tenha uma receita recorrente.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso valorizar quem sempre opta por seu produto ou serviço. Dessa forma, uma das dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer é investir em ações de relacionamento.

Essas ações não necessariamente carecem de grandes investimentos, já que podem ser simples, como contatos periódicos, newsletter, ou um clube de descontos e promoções especiais em uma área do site do seu negócio.

Criar descontos exclusivos para clientes fidelizados lhes proporciona a sensação de reconhecimento e pertencimento, fazendo com que se despertem gatilhos mentais, impulsionando-os a comprar ainda mais no seu e-commerce.

Nunca pare de inovar

A última dica para pequenos e-commerces se destacarem é a inovação. Inovar nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é necessário recriar a roda. Absolutamente tudo que for feito de forma autoral será considerado inovação.

Por isso, observe o produto ou serviço, identifique formas de modificar e melhorar detalhes, criar personalização e maneiras diferentes de realizar aquilo que já se faz.

Muitas vezes, a inovação vem de encontrar soluções melhores para atender a determinada demanda.

Observe o mercado, preste atenção no que seu concorrente faz de diferente, verifique se a sua persona se mantém igual e adapte sempre sua estratégia.

Imagem Freepik

Não se esqueça de gerenciar!

Essa não é apenas uma dica de marketing. É claro que, dentro desse campo, é preciso visualizar métricas e conferir se as estratégias adotadas estão de fato sendo convertidas em vendas.

Gerenciar um e-commerce vai muito além das ações de marketing. É possível que o negócio tenha um ótimo meio de comunicação com o cliente, e tenha um produto inovador, mas outras áreas da empresa impossibilitam seu sucesso.

O empreendimento deve ser um grande ecossistema colaborativo, onde tudo se combina e funciona de forma adequada, desde a produção e comunicação até o pós-compra.

Dessa forma, seguindo dicas de marketing e tendo um pensamento estratégico, o seu pequeno e-commerce de hoje pode se tornar um grande empreendimento amanhã.

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