Estude seu mercado e defina sua persona
A primeira etapa, seja para pequenos ou grandes e-commerces, é estudar, definir e entender quem é o seu cliente. É óbvio que o alcance da Internet é enorme, mas é preciso definir quem é a sua persona para que as estratégias possam ser direcionadas e terem mais chances de atingir os objetivos estipulados. A persona é a visão ideal do público-alvo. Para construí-la, é preciso considerar itens demográficos, idade, classe social, entre outros. Inclua também suas possíveis atitudes e comportamentos. Saber para quem se quer vender norteia decisões sobre o produto e o serviço, e, principalmente, as interações, os conteúdos e as ações de marketing. Para e-commerces, essa etapa é ainda mais essencial. Como não há contato físico e direto, é preciso criar as plataformas centradas na usabilidade e no consumidor final. Por isso, aposte em ferramentas que possibilitem criar e observar a disposição de uma página, realizando modificações necessárias antes da publicação. Existem ferramentas, como o EdrawMax, onde é possível criar projetos de Wireframe e testar soluções diferentes para sites e aplicativos. Como o software conta com interface simples de arrastar e soltar, além de diversos elementos para utilizar, você não precisa ser um especialista para melhorar o seu e-commerce.
Imagem Freepik | EdrawMax
Tenha um plano para a divulgação
Geralmente, o orçamento para a divulgação de pequenos e-commerces é limitado. Por isso, invista nos canais certos e em estratégias que gerem os resultados esperados. Conhecendo o público, torna-se mais fácil saber em quais canais e quais conteúdos oferecer. Fique alerta se o negócio enfrentar sazonalidade. Considere criar ações diferenciadas para intensificar os resultados em determinados períodos. Reunir a equipe e realizar um brainstorm são formas eficazes de utilizar visões distintas para validar ideias e encontrar soluções que se revertam em estratégias para despertar o interesse dos usuários. Lojas virtuais carecem de ferramentas que tornem seu atendimento mais humanitário e as aproxime de seu consumidor. Tenha em mente que o consumidor quer se relacionar com uma pessoa, mesmo que o contato seja totalmente online. Nessa prerrogativa, é fundamental dar um rosto à sua marca. Converse diretamente com seu público. Caso não se sinta preparado, contate uma pessoa que possa fazer esse papel. Crie campanhas e relações personalizadas e humanas. Isso muda a forma de vender e comprar.Crie promoções especiais e fidelize clientes
Contar com uma cartela de clientes fiéis proporciona que a empresa, seja do tamanho que for, possa realizar suas estratégias com maior direcionamento e tenha uma receita recorrente. No entanto, para que isso ocorra, é preciso valorizar quem sempre opta por seu produto ou serviço. Dessa forma, uma das dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer é investir em ações de relacionamento. Essas ações não necessariamente carecem de grandes investimentos, já que podem ser simples, como contatos periódicos, newsletter, ou um clube de descontos e promoções especiais em uma área do site do seu negócio. Criar descontos exclusivos para clientes fidelizados lhes proporciona a sensação de reconhecimento e pertencimento, fazendo com que se despertem gatilhos mentais, impulsionando-os a comprar ainda mais no seu e-commerce.Nunca pare de inovar
A última dica para pequenos e-commerces se destacarem é a inovação. Inovar nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é necessário recriar a roda. Absolutamente tudo que for feito de forma autoral será considerado inovação. Por isso, observe o produto ou serviço, identifique formas de modificar e melhorar detalhes, criar personalização e maneiras diferentes de realizar aquilo que já se faz. Muitas vezes, a inovação vem de encontrar soluções melhores para atender a determinada demanda. Observe o mercado, preste atenção no que seu concorrente faz de diferente, verifique se a sua persona se mantém igual e adapte sempre sua estratégia.
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