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Como o Gemini IA influenciará no e-commerce

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Com o intuito de melhorar a experiência do usuário e fornecer aos profissionais de marketing diversos insights ainda mais precisos, o Gemini IA é uma tecnologia de inteligência artificial que foi desenvolvida pelo Google.

Ao empregar inteligência artificial no e-commerce, empresas aprimoram decisões, estratégias de marketing e personalizam a experiência do cliente.

Atualmente, temos milhares de e-commerce que comercializam todos os tipos de produtos e serviços. Mas como se destacar? Muitas vezes, um anúncio diferenciado, por exemplo, pode causar um impacto maior entre os usuários, e é aí que o Gemini poderá ajudar.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Falaremos sobre o assunto neste texto.

Como o Google Gemini pode ser usado em publicidade de forma eficiente

Uma das grandes buscas dos profissionais de marketing é a otimização do seu dia a dia, não é mesmo? Por essa razão, a utilização do Gemini poderá fazer toda a diferença na rotina de quem trabalha com publicidade.

“Achei a experiência de conversação muito fácil de usar. Ela me ajudou a criar anúncios de alta qualidade com os recursos do Ad Strength, o que melhorou ainda mais o desempenho das minhas campanhas”, comentou Tom Foster, gerente de pesquisa paga da Page1, de acordo com informações do blog do Google Brasil.

Quer saber como isso é possível? Veja mais abaixo.

1. Simplifica a criação de campanhas

Com a utilização do Gemini IA os profissionais de marketing poderão diminuir o tempo dedicado para a criação de campanhas. Afinal de contas, com essa tecnologia eles encontrarão recursos de segmentação do Google Ads de uma maneira muito mais rápida.

Ah! Importante dizer que o profissional aprovará toda a comunicação antes de realizar a publicação dos seus anúncios.

“Nos últimos meses, testamos a experiência de conversação com um pequeno grupo de anunciantes, observamos que isso os ajuda a construir campanhas de pesquisa de maior qualidade com menos esforço”, disse Shashi Thakur, vice-presidente e gerente geral do Google Ads, em uma publicação no blog do Google.

2. Permite recursos visuais de anúncios melhorados

Um dos desafios dos profissionais de marketing é a criação de anúncios que se destacam e chamam a atenção do público, não é mesmo? O Gemini IA poderá te ajudar, diminuindo, principalmente, o tempo de refações das peças da campanha.

A inteligência artificial utiliza imagens de alta qualidade, mensagens persuasivas e chamadas para ação com comunicação clara para incentivar os usuários a clicarem nos seus anúncios.

3. Campanhas publicitárias baseadas em IA para um público global

O Gemini IA auxiliará no direcionamento de anúncios para o público-alvo certo, incluindo fazer a segmentação por localização, geolocalização, interesses, idade, comportamento de navegação na internet, gênero, dentre outras especificações que sejam necessárias para atingir as pessoas certas para uma campanha.

4. Uso responsável de IA

Claro que uma boa ajuda sempre é bem-vinda, não é mesmo? Porém, é essencial a utilização de uma forma responsável de inteligência artificial (IA) em campanhas publicitárias. Afinal de contas, esse cuidado é essencial, principalmente para garantir transparência, ética e respeito da marca aos direitos dos usuários.

É fundamental que os anunciantes e os profissionais de marketing sejam transparentes quando o assunto é usar a IA em suas campanhas. Isso inclui fazer uma breve explicação de como a inteligência artificial é usada na segmentação de anúncios, otimização do desempenho e personalização da experiência dos consumidores.

Outro ponto é que devemos garantir que o uso de IA respeite a privacidade e os direitos dos usuários.

Vantagens do Gemini para o e-commerce

O marketing é uma das principais estratégias para uma marca, independente do segmento de atuação, para alcançar novos consumidores ou até mesmo realizar a comunicação de um lançamento, por exemplo.
É aí que entram as vantagens de utilizar o Gemini IA no dia a dia de quem está à frente de um e-commerce. Além de ter uma personalização diferenciada da sua campanha, temos outras razões para apostar nesta nova tecnologia do Google. Veja quais são:

1. Redução no tempo gasto na pesquisa de palavras-chave

Uma das vantagens de utilizar o Gemini para o e-commerce é que, rapidamente, realiza uma grande pesquisa de palavras-chave para conseguir fazer a identificação de palavras ou até mesmo de frases que o público-alvo da campanha está utilizando quando está buscando por serviços ou produtos semelhantes aos divulgados à ação publicitária.

2. Otimização de tempo para criação de textos para anúncios

Se estamos otimizando o tempo que iríamos usar para a criação de textos de anúncios, poderemos aproveitar para criar conteúdos de melhor qualidade, não é mesmo? Por isso, essa é uma das grandes vantagens do Gemini para o e-commerce.

3. Campanhas mais otimizadas e de forma ágil

As coisas boas não acabaram, principalmente quando precisamos otimizar as campanhas publicitárias. Isso mesmo! Com essa tecnologia, os anunciantes de e-commerce podem segmentar seus anúncios de forma mais precisa, otimizar os gastos com publicidade e identificar oportunidades para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) em suas campanhas publicitárias.

4. Segmentação e medição de forma melhorada

Não é apenas no momento da “fabricação” das campanhas que temos vantagens do Gemini para o e-commerce. Quando precisamos ficar de olho no resultado, a IA pode ajudar. O Google Gemini pode analisar grandes volumes de dados de transações, comportamento do cliente e tendências de mercado para fornecer insights valiosos aos varejistas de e-commerce, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre precificação, estratégias de marketing e expansão de produtos.

Um dos insights, inclusive, pode ser a criação de buyer personas com a intenção de ter uma jornada do seu cliente em diversas plataformas com rastreio de forma mais específica.

Exemplos de uso do Gemini para alavancar as vendas

Para ajudar você a ter uma visão melhor de como podemos utilizar a IA para alavancar as vendas do seu e-commerce, separamos alguns exemplos.

Confira abaixo algumas sugestões baseadas em diferentes tipos de negócios virtuais lucrativos, em como os anúncios feitos com o auxílio do Gemini podem ajudar no dia a dia do seu negócio:

1. Nas recomendações de produtos

A recomendação de produtos é uma das formas mais utilizadas para quem precisa de mais engajamento no seu e-commerce. Para a felicidade do empreendedor digital, o Gemini poderá ajudá-lo. Como isso pode acontecer?

Através da utilização de algoritmos, a IA consegue fazer a análise do comportamento passado dos consumidores, como produtos visualizados, histórico de compras, medir quanto tempo ele gastou navegando em uma determinada página na internet, entre outros detalhes. Isso pode auxiliar na identificação das preferências e dos padrões que informam as recomendações de produtos ou serviços.

Com isso, o seu e-commerce oferecerá uma experiência que deixará o cliente ainda mais satisfeito, já que ele entenderá que você sabe do que ele gosta e tem o que ele procura.

2. Descrições dinâmicas

Quanto mais personalizamos a experiência do cliente no nosso e-commerce, mais afinidade vamos criando com ele e, consequentemente, conseguimos conquistá-lo e fidelizá-lo. É aí que entram as descrições dinâmicas, que são uma abordagem inteligente para apresentar informações sobre produtos de forma personalizada e que tenham relevância para cada usuário.

No lugar de oferecer uma descrição estática, que seria o mesmo texto para todos os visitantes do seu e-commerce, as descrições dinâmicas adaptam-se com base em vários fatores. Entre eles, as preferências de compra anteriores, o comportamento do usuário e até mesmo seguindo algumas informações contextuais, como a localização geográfica.

As plataformas que apostam nas descrições dinâmicas têm uma tendência de melhorar a sua taxa de conversão de vendas, já que estão se preocupando com as necessidades de cada cliente.

3. Para identificar tendências

Ficar de olho em todas as tendências é uma tarefa não muito fácil, não é mesmo? Afinal de contas, você precisa fazer a administração do seu e-commerce, pensar no estoque, estratégias, entre outros detalhes.

Mas o Gemini IA poderá ajudar na identificação de tendências e, com isso, melhorar a experiência do usuário na sua plataforma. A tecnologia fará uma análise do que está em alta entre as pessoas que buscam pelos produtos e serviços que são comercializados no seu e-commerce. Assim, com a sugestão de forma mais simplificada, é mais provável que a conversão de vendas aconteça.

Recomendação extra para e-commerce

Um ponto importante que precisamos abordar é que as imagens dos produtos dentro do seu e-commerce precisam ter interações, ou seja, não podem ser estáticas. Sabe por quê? O Google consegue fazer a identificação das interações em imagens nas plataformas e, quanto mais interação, mais relevância pode ter o seu e-commerce, gerando ainda mais recomendações do seu negócio para os usuários que buscam por produtos ou serviços que você comercializa.

Portanto, esteja atento a esses detalhes. Afinal, quanto melhor é a posição da sua imagem no Google Imagens, por exemplo, maior a probabilidade de aumentar a taxa de visitas e a conversão no seu e-commerce.

Conclusão

Ao utilizar a inteligência artificial para identificar tendências no e-commerce, as empresas podem tomar decisões mais informadas, desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e oferecer uma experiência de compra mais personalizada e relevante para os clientes.

Então, pronto para utilizar o Gemini IA a seu favor?