Meus clientes me perguntam com frequência: “como devo baixar nossos preços para vender mais na internet (e-commerce ou marketplace)”. Sempre respondo: “preço é apenas um entre vários critérios do consumidor online”.
Porque estou falando isso?
Simples: sempre que falo de preço na internet, é preciso pensar que o preço do frete deve ser incluído e normalmente ele pode pode ser muito alto. Em alguns casos, quase mais caro do que o produto — dependendo do valor do item, da distância e do peso do produto comprado. E devo lembrar que a grande maioria dos varejistas e profissionais de indústrias com pouca experiência online ainda resiste a isto.
Vou explicar um pouco mais…
Um de nossos clientes, do interior de São Paulo, vende móveis em lojas físicas e pela internet, em especial através de marketplaces. Há pouco tempo venderam um sofá para Manaus, onde o frete foi mais caro que o sofá. Como isso é possível? Simples, o consumidor não encontrou na região o produto que ele queria e se dispôs a pagar o custo total. Neste caso, envolveu produto, frete e prazo de entrega — nunca se esqueça que tempo é dinheiro.
Ou seja, no final o que conta é a combinação preço do produto, preço do frete e prazo de entrega. Um produto mais barato nem sempre será vendido se o frete for muito caro. Um produto mais caro pode ser vendido para um local onde o frete seja competitivo.
Logo, para vender online é importante estar atento ao frete
Quando se utiliza uma plataforma como Mercado Livre ou B2W, você terá várias alternativas de entrega. Desde soluções de entrega oferecidas pela própria plataforma (Mercado Envios, por exemplo), até entregas feitas por frota própria. Logo, é importante estar muito atento a isso.
Pensar em plataformas integradas para gestão de fretes (Intelipost ou Melhor Envios) pode fazer a diferença. Contudo, a grande dica é pensar na sua estratégia de vendas online. Se seus produtos forem competitivos próximo da sua sede, prestadores de serviço que oferecem entregas no dia seguinte a preços competitivos farão toda a diferença.
Se seus produtos forem competitivos próximos a grandes centros (Rio, SP ou BH, por exemplo) e tiver um volume relevante de vendas, você possivelmente irá aderir à uma solução de fulfillment do próprio marketplace. Portanto, analise suas vendas, defina onde irá investir e escolha os canais que ofereçam a melhor combinação de custo e prazo.