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Direção do olhar de personagem impacta desempenho de anúncios digitais

Por: Camilo Barros

Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing.

O mundo segue em constante evolução. Pessoas e relações mudaram e é claro que o marketing, assim como todo o mercado, foi impactado nos últimos anos. Se antes ele era movido por campanhas imensas, massificadas e seu principal canal era com certeza a tevê, hoje, por outro lado, o digital tem ganhado cada vez mais força por fazer anúncios mais direcionados.

O fato é que o digital será responsável por mudar ainda mais radicalmente as nossas vidas nos próximos anos, mas vencerá essa batalha aquele que entender melhor sobre as pessoas e apostar em inovação.

Marcas que investirem em soluções que explorem dados criativos para melhorar a eficácia de anúncios terão vantagem em um mercado competitivo.

Dados para avaliar impacto de anúncios em consumidores

Nesse sentido, ferramentas que sejam capazes de traduzir o impacto dos anúncios nos consumidores, por meio de dados que revelam como o público reage de forma diferente a determinados elementos criativos, trarão resultados realmente eficazes para qualquer negócio. Uma pesquisa recente que fizemos mostra como a direção do olhar de um personagem nos primeiros segundos de uma propaganda em vídeo pode afetar significativamente as métricas de desempenho de uma campanha.

Por exemplo, os olhares diretos foram associados a taxas de cliques mais altas, quando as marcas buscam engajar os espectadores propositalmente no diálogo, como em conteúdos educacionais e de jogos. Já os olhares indiretos, quando o modelo olha em qualquer direção que não seja diretamente para a câmera, aumentaram as taxas de cliques e visualizações nos segmentos de esportes, estilo de vida e conteúdo médico.

E, por fim, combinar olhares diretos com expressões faciais positivas teve um impacto positivo no desempenho de campanhas para instalação de aplicativos. No mesmo estudo, identificamos alguns pontos nos anúncios de uma marca global de jogos para celular: apresentar personagens no jogo com olhar direto no começo do anúncio em vídeo no Facebook resultou em uma redução de 10% no custo por instalação (CPI). Em contrapartida, se esses mesmos personagens olhassem diretamente para a câmera e tivessem expressões faciais felizes, o custo diminuía mais 35%.

Quando levamos em consideração outras indústrias, como a de aluguel de carro, o talento olhando diretamente para a câmera contribuiu na redução do custo para CPM – Custo por mil visualizações – em 13%. Além disso, fica cada vez mais clara a importância do olhar do talento em campanhas de CPG (bens de consumo) com foco em awareness e video views.

Para se ter uma ideia de como esses detalhes impactam efetivamente, uma marca de serviços financeiros que participou do levantamento descobriu que, quando o modelo olhava diretamente para a câmera, aumentavam as taxas de visualização de três segundos para conteúdo educacional em impressionantes 59%. Enquanto isso, olhares indiretos, associados a imagens de estilo de vida casual, foram associados a um aumento de 44% nas taxas de cliques para anúncios sobre produtos ou serviços específicos, como fundos de investimento, cartões de crédito e empréstimos.

Fórmula mágica no marketing?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica e única para entender que tipo de olhar funciona em qual circunstância, já que isso depende de muitas variáveis. Assim como as circunstâncias e a duração podem mudar a forma como o contato visual faz você se sentir na vida real, o contexto, as mensagens e os recursos visuais adicionais em um anúncio, entre outros fatores, podem afetar a direção do olhar de um modelo, o que irá influenciar positivamente o espectador.

Além do contexto, a plataforma importa. Por exemplo, uma estratégia que funciona para o Facebook pode não funcionar para o Pinterest ou o Instagram. Tudo depende de como a combinação de posicionamento, narrativa e seus objetivos gerais se combinam.

A grande questão é que o impacto do contato visual é apenas um exemplo de como o profissional de marketing pode criar campanhas cada vez mais assertivas por meio do processo criativo inteligente que é capaz de mensurar, analisar e compreender quais fatores irão impulsionar a performance de determinada ação.

Assim, as marcas que investirem em soluções que explorem seus próprios dados criativos para melhorar a eficácia de seus anúncios terão, com certeza, uma grande vantagem em um mercado tão competitivo.

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